Repository logo
 
Publication

Alte: análise das estratégias promocionais atuais de uma aldeia do barrocal do Algarve

dc.contributor.advisorSchutz, Ronaldo
dc.contributor.authorRaimundo , Deanna Yvonne Pereira Oliveira Santos
dc.date.accessioned2015-02-25T12:46:04Z
dc.date.available2015-02-25T12:46:04Z
dc.date.issued2013-07-30
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractHoje em dia é inegável a importância do turismo nas economias de muitos países. Essa influência depende, em muito, da informação que se encontra disponível, sob vários formatos, da responsabilidade de diferentes entidades e que se mostra decisiva nas escolhas que os turistas fazem dos seus destinos de férias. Foi, este facto, a principal razão pela qual se selecionou, para a temática da presente dissertação, a análise de um dos P do marketing mix turístico de uma pequena aldeia do interior do concelho de Loulé. Na abordagem teórica tiveram-se em consideração autores como P. Kotler para os conceitos de marketing e na comunicação dos destinos; D. Buhalis nas estratégias de marketing desenvolvidas para a internet; C. Cooper nos conceitos em turismo e em marketing turístico; O. Jenkins, M. Gallarza, C. Etchtner, S. Baloglu e J. Bigné nos conceitos, estudos e modelos de avaliação da imagem dos destinos turísticos; A.J. Veal nos conceitos e técnicas de métodos de pesquisa em turismo; S. Pike nos conceitos e estratégias definidos pelas organizações que se responsabilizam pelo marketing dos destinos e A. Huberman e M. Miles no modelo de tratamento da informação obtida através da aplicação das entrevistas. Relativamente à metodologia utilizada, recorreu-se ao estudo de caso e às técnicas da análise documental e da entrevista. Nesse sentido realizou-se a aplicação de entrevistas semiestruturadas, a uma amostra selecionada de decisores locais e regionais. Utilizou-se a análise de conteúdo baseada no modelo de Huberman e Miles (1994) para o tratamento dos dados obtidos através da aplicação das entrevistas. Com o presente trabalho foi possível comprovar a importância que o turismo tem em termos económicos na região; a necessidade de realização de estudos aos turistas que nos visitam; a necessidade da concertação de estratégias de comunicação / promoção entre as entidades responsáveis a nível local, municipal e regional; a necessidade de adequar a imagem da aldeia e a definição de instrumentos mais adequados na transmissão dessa imagem, destacando-se a utilização melhorada da internet.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5758
dc.language.isoporpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectMarketing turísticopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectPromoção turísticapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectAlgarve - Altepor
dc.titleAlte: análise das estratégias promocionais atuais de uma aldeia do barrocal do Algarvepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketing Turísticopor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismopt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Turísticopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 12
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação aluna Deanna Raimundo - 13243 - Mestrado Marketing Turístico - ESGHT.pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Brochura 1 - Mapas via algarviana.pdf
Size:
4.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Brochura 5 - Carnaval Loulé - CML.pdf
Size:
9.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Brochura 9 - Loulé - Genérico - CML.pdf
Size:
47.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Brochura 12 - Folheto de Loulé.pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: