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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Que educadores desejamos? Que educadores formamos?
Maria Helena Horta. Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (hhorta@ualg.pt)
A comunicação que aqui se apresenta é fruto de uma reflexão que temos vindo a desenvolver e a aprofundar como resultado da nossa atividade profissional enquanto supervisora institucional e investigadora na formação de educadores de infância, numa instituição pública de ensino superior. Essa reflexão é suportada na nossa experiência, em estudos empíricos e também numa breve revisão da literatura acerca do tema.
Suscitados pelas questões apresentadas no convite à participação no Seminário Formação Inicial de Professores, promovido pelo Conselho Nacional de Educação, organizámos o texto em quatro eixos, aos quais tentaremos dar resposta de forma fundamentada:
1. A necessidade de pré-requisitos no acesso à formação de educadores;
2. A necessidade de mais tempo para a iniciação à prática profissional e para a prática de ensino supervisionada na formação inicial de educadores;
3. A necessidade de ser proporcionada, por parte das instituições de ensino superior, formação contínua e pós-graduada aos orientadores cooperantes;
4. Os saberes que consideramos necessários a um bom desempenho profissional da prática docente na área da educação de infância.
Convictos de que não teremos respostas diretas e/ou soluções previstas para todas estas questões, é nossa intenção apresentar e suscitar a reflexão e o diálogo em torno das mesmas.
Description
Keywords
Educadores de infância Formação inicial Orientadores cooperantes Formação contínua Formação de professores Reflexão Práticas pedagógicas
Citation
Horta, M. H. (2015). Que educadores desejamos? Que educadores formamos? In Conselho Nacional de Educação (Ed.). Formação Inicial de Professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. Edição eletrónica: http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LivroCNE_FormacaoInicialProfessores_10dezembro2015.pdf
Publisher
Conselho Nacional de Educação