Repository logo
 
Publication

Influência dos indicadores de avaliação de desempenho na atividade dos centros comerciais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCastela, Guilherme
dc.contributor.advisorSilva, Nelson Tavares da
dc.contributor.authorGuerreiro, Rogério Manuel da Silva
dc.date.accessioned2022-10-11T08:53:55Z
dc.date.available2022-10-11T08:53:55Z
dc.date.issued2022-01-17
dc.description.abstractComo outras organizações, os centros comerciais implementam sistemas integrados de gestão com o objetivo de responder melhor às exigências do ambiente externo, mas também com o intuito de melhorar os processos internos e maximizar recursos. Seja para aferir do dese mpenho dos sistemas de gestão ou dos centros comerciais enquanto organizações no seu todo, terão de existir indicadores de avaliação de desempenho que apurem os resultados das ações e atividades realizadas para se atingir os objetivos propostos Santos, 2005 Com a aplicação da Análise Fatorial Múltipla (Escofier e Pagès, aos resultados dos indicadores de avaliação e desempenho dos sistemas integrados de gestão de seis centros comerciais, geridos por uma mesma entidade gestora, procurou se compreender as relações que e sses indicadores têm com os centros comerciais, caracterizá las e daí retirar informações úteis para a gestão. Os resultados obtidos permitiram perceber a existência de realidades distintas entre centros comerciais, formando se grupos comportamentais, mas também entre os departamentos de gestão a que estão associados os indicadores de avaliação de desempenho. Em função da influência dos indicadores de avaliação de desempenho, foi possível desenvolver orientações de melhoria para a gestão dos diferentes grupos de centros comerciais, ajustadas aos diferentes departamentos.pt_PT
dc.description.abstractLike other organizations, shopping centers implement integrated management systems in order to better respond to the demands of the external environment, but also in orde r to improve internal processes and maximize resources. Whether to measure the perform ance of management systems or shopping centers as organizations as a whole, there will have to be performance evaluation indicators that assess the results of actions and activities carried out to achieve the proposed objectives Santos, 2005 With the application of Multiple Factor Analysis (Escofier and Pagès, to t he results of the evaluation and performance indi cators of the integrated management systems of six shopping centers, managed by the same management entity, we sought to understand the relationships that these indicators have with the shopping centers, to characterize them and from there extract useful i nformation for management. The results obtained allowed us to perceive the existence of different realities between shopping centers, forming behavioral groups, but also between the management departments to which the performance evaluation indicators are associated. Due to the influence of the performance evaluation indicators, it was possible to develop improve d guidelines for the management of the different groups of shopping centers, adjusted to the different departments.pt_PT
dc.identifier.tid202913457pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18361
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCentro comercialpt_PT
dc.subjectSistemas de avaliação de desempenhopt_PT
dc.subjectIndicadores de avaliação de desempenhopt_PT
dc.subjectKPIpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectFatores críticos de sucesso.pt_PT
dc.titleInfluência dos indicadores de avaliação de desempenho na atividade dos centros comerciaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rogério Guerreiro-DissertaçãoMGE.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: