Repository logo
 
Publication

Competências motivacionais, emocionais e comunicacionais em estudantes estagiários da área da saúde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorJesus, Saul
dc.contributor.advisorVieira, Luís Sérgio
dc.contributor.authorAlves, Helena Maria da Silva
dc.date.accessioned2017-02-23T16:48:14Z
dc.date.available2017-02-23T16:48:14Z
dc.date.issued2016-10-20
dc.date.submitted2016
dc.descriptionTese de doutoramento, Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2016
dc.description.abstractOs estágios são em regra, experiências de grande relevância na formação de estudantes universitários pelo significativo contributo que pode conferir na sua aprendizagem técnica e no desenvolvimento das competências motivacionais, emocionais e comunicacionais. Neste âmbito o apoio fornecido durante este período assume um papel central. Com a finalidade de analisar o efeito do apoio no estágio nas competências motivacionais, emocionais e comunicacionais desenvolveu-se uma linha de investigação observacional (2009 – 2014), quantitativa de carácter transversal e longitudinal (pré e pós-estágio). O estudo teve como participantes estudantes de cursos da área da saúde de várias Instituições de Ensino Superior a nível nacional que realizaram o último estágio curricular do curso a que pertenciam. A colheita de dados realizou-se através de um questionário de autorrelato, sendo o estudo transversal constituído por 364 estudantes e o longitudinal por 191. Os resultados desta investigação revelam que na sua globalidade os estudantes estão motivados intrinsecamente e possuem uma orientação profissional bem definida. São estudantes emocionalmente inteligentes com bons níveis de assertividade com os pacientes e com a equipa. Os resultados revelaram ainda que o apoio no estágio tem uma influência positiva nos níveis motivacionais, emocionais e comunicacionais dos estudantes, e que houve diferenças significativas positivas no final do estágio nos níveis de motivação intrínseca, em algumas dimensões da inteligência emocional e na assertividade. No apoio fornecido no estágio, apesar de terem sido obtidos níveis satisfatórios por parte dos estudantes, ficaram abaixo do esperado pelos mesmos no momento anterior ao estágio. Esta investigação vai de encontro à ideia de que os estágios são momentos importantes com vista ao desenvolvimento de competências a vários níveis e que o apoio fornecido durante este período merece continuar a ter uma atenção especial por parte das instituições de ensino, principalmente no que diz respeito à preparação dos orientadores.pt_PT
dc.identifier.tid101289472pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9005
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectApoio no estágiopt_PT
dc.subjectMotivação intrínsecapt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectAssertividade.pt_PT
dc.titleCompetências motivacionais, emocionais e comunicacionais em estudantes estagiários da área da saúdept_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Helena Alves.pdf
Size:
6.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.45 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: