Repository logo
 
Publication

Transição de mulheres negras do ensino secundário para o ensino superior: estudo de caso numa instituição do ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorValadas, Sandra
dc.contributor.authorMuchacho, Luana de Sampaio
dc.date.accessioned2023-05-17T15:14:05Z
dc.date.available2023-05-17T15:14:05Z
dc.date.issued2023-02-22
dc.description.abstractA presente dissertação foi realizada com o intuito de se conhecer as trajetórias entre o percurso escolar e o ingresso no ensino superior de jovens mulheres afrodescendentes. Dar visibilidade e reconhecimento às trajetórias escolares bem-sucedidas de mulheres negras, face à entrada no Ensino Superior, é a linha orientadora deste trabalho. Para a compreensão e sistematização dos períodos em análise, optou-se pela focalização na transição do ensino secundário para o ensino superior, conhecer a trajetória escolar anterior, relações familiares, amizades, entre outras dimensões da vida de três de jovens portuguesas afrodescendentes Integram o estudo três participantes, afrodescendentes, estudantes do 1ºano de licenciatura na Universidade do Algarve. Metodologicamente, optámos por entrevistas biográficas por permitirem explorar diferentes períodos da vida das participantes. A análise de resultados permitiu identificar um conjunto de dimensões que, em congruência com alguns dos estudos sobre a temática, revelam a sua importância no processo de transição e adaptação ao Ensino Superior.pt_PT
dc.description.abstractThe present research was carried out with the aim of knowing the path between the school career and the entry into Higher Education of young african descents. Provide visibility and recognition to the sucessful school trajectories of black women, with their entry into Higher Education, is the guilding line of this work. For the understanding of this reality, we opted to work with the transition process from secondary school to the entry into Higher Education, because give us the possibility to analyze other areas of the life of the participants, that all combines, have a significant influence in the period in study. The sample is composed by three participants, afro-descendants, 1st year students at the University of Algarve. Methodologically, we worked with biographical interviews because allowed us to analyze different periods of the participants' lives. The analysis of results made it possible to identify a set of dimensions that, in line with some of the studies on the subject, reveal their importance in the process of transition and adaptation to higher education.pt_PT
dc.identifier.tid203247990pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/19581
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMulheres negraspt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.titleTransição de mulheres negras do ensino secundário para o ensino superior: estudo de caso numa instituição do ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertaçâo de mestrado.pdf
Size:
848.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: