Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Tese | 5.31 MB | Adobe PDF | ||
Anexo | 123.04 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objectivo deste estudo de investigação é compreender como se
apresenta a progressão conceptual da reprodução no âmbito das plantas nos estudantes do
ensino básico. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com três
alunas do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos, respectivamente) tentando aceder às suas
concepções. A partir destas construiu-se um instrumento que análise designado por
Hipótese de Progressão. Para a selecção deste três casos procedeu-se a um estudo
exploratório com 260 alunos do ensino básico.
Esta Hipótese apresenta-se segundo dezanove categorias (emergentes) e três níveis
de conceptualização. Esta conceptualização corresponde aos níveis inicial, intermédio e de
referência, desde concepções mais simples e concretas às concepções mais complexas e de
maior grau de abstracção.
Por fim, tendo em conta a mencionada Hipótese de Progressão foram identificados
os obstáculos à aprendizagem do conceito reprodução. O principal obstáculo à transição do
nível inicial para o nível intermédio é a ênfase atribuída aos papéis da água, solo e sol, no
surgimento de novas plantas. O principal obstáculo à transição do nível intermédio para o
nível de referência é o desconhecimento da constituição da flor e da semente.
Description
Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Reprodução Plantas Hipótese de progressão Aprendizagem Concepção