Repository logo
 
Publication

A hipótese de progressão na aprendizagem do conteúdo "reprodução" nas plantas

dc.contributor.advisorMonteiro, Rute
dc.contributor.authorLuís, Mónica
dc.date.accessioned2012-07-24T17:55:03Z
dc.date.available2012-07-24T17:55:03Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractO principal objectivo deste estudo de investigação é compreender como se apresenta a progressão conceptual da reprodução no âmbito das plantas nos estudantes do ensino básico. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com três alunas do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos, respectivamente) tentando aceder às suas concepções. A partir destas construiu-se um instrumento que análise designado por Hipótese de Progressão. Para a selecção deste três casos procedeu-se a um estudo exploratório com 260 alunos do ensino básico. Esta Hipótese apresenta-se segundo dezanove categorias (emergentes) e três níveis de conceptualização. Esta conceptualização corresponde aos níveis inicial, intermédio e de referência, desde concepções mais simples e concretas às concepções mais complexas e de maior grau de abstracção. Por fim, tendo em conta a mencionada Hipótese de Progressão foram identificados os obstáculos à aprendizagem do conceito reprodução. O principal obstáculo à transição do nível inicial para o nível intermédio é a ênfase atribuída aos papéis da água, solo e sol, no surgimento de novas plantas. O principal obstáculo à transição do nível intermédio para o nível de referência é o desconhecimento da constituição da flor e da semente.por
dc.identifier.other37.02 LUI*Din Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1524
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectReproduçãopor
dc.subjectPlantaspor
dc.subjectHipótese de progressãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectConcepçãopor
dc.titleA hipótese de progressão na aprendizagem do conteúdo "reprodução" nas plantaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do algarve Escola Superior de Educação e Comunicaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Dinamização das Ciências em Contexto Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Hipotese de Progressão na Aprendizagem do Conteúdo Reprodução nas Plantas.pdf
Size:
5.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexo 2 - Registo das respostas dos alunos ao questinario definitivo.pdf
Size:
123.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: