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As atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21

dc.contributor.advisorSanto, José António dos Reis do Espírito
dc.contributor.authorRamos, Filomena Maria Durão
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:04Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:04Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractEste estudo, de carácter exploratório, visa criar um instrumento no âmbito da análise e observação da relação educativa, que permita averiguar, através da percepção dos professores inquiridos, se as atitudes das crianças ditas «normais» promovem a integração das crianças portadoras de Trissomia 21 no 2º Ciclo do Ensino Básico Regular. A amostra deste estudo é constituída por professores do Ensino Especial e do Ensino Básico Regular que lidaram com a experiência de integração de crianças com Trissomia 21 na sala de aula, num total de 108 docentes, dos distritos de Leiria, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Portalegre e Évora. O estudo, teoricamente, desenvolve-se através de dois conceitos, atitude e integração, a partir dos quais foi possível construir o modelo explicativo teórico como um esquema de influências entre as atitudes dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico Regular e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21 na sala de aula. Após a análise e interpretação dos resultados, foi possível concluir que a integração dos alunos portadores de Trissomia 21 nas aulas do Ensino Regular é feita com sucesso. Face aos dados e aos resultados dos testes estatísticos realizados, consideramos possível validar o modelo explicativo teórico, passando este a constituir-se como modelo explicativo emergente. Não se verificam diferenças de opinião estatisticamente relevantes entre quaisquer dos grupos definidos na caracterização da amostra. De modo geral, esta investigação permitiu compreender e aprofundar o conhecimento sobre as atitudes dos alunos ditos «normais» face aos colegas portadores de Trissomia 21 num contexto escolar inclusivo, com especial relevância para a aplicação destes conhecimentos em práticas pedagógicas futuras, contribuindo, assim, para uma melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem, numa escola inclusiva.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other37.04 RAM*Ati Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/587
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectTrissomia 21por
dc.titleAs atitudes dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico e a integração de crianças portadoras de Trissomia 21por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapor

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PARTE INTRODUTÓRIA ATÉ A INTRODUÇÃO.doc
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