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Authors
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Abstract(s)
É importante conhecer as particularidades das famílias com filhos com Necessidades Educativas Especiais, para que se possa de forma mais efetiva auxiliar estas famílias a ultrapassarem as barreiras que lhes são impostas.
O principal objetivo do presente estudo consistiu em analisar a resiliência familiar, a percepção que as famílias têm das suas forças familiares, a esperança e o stresse percebido em pais com filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
A amostra foi constituída por 31 indivíduos, com idades compreendidas entre os 27 e os 56 anos (M = 40.81; DP = 7.998). Os dados foram recolhidos recorrendo a um questionário construído pela autora do estudo e aos seguintes instrumentos: Family Resilience Assessment Scale (FRAS); Questionário de Forças Familiares; Escala sobre a Esperança; e a Escala de Stresse Percebido.
Os resultados indicam que os pais apresentam níveis satisfatórios de resiliência familiar, bem como de esperança e são capazes de percepcionar as forças da sua família, em contra partida, o stresse percebido apresenta valores relativamente baixos.
Como conclusão do estudo, destaca-se a importância de criar intervenções centradas na família, e procurar identificar e implementar os processos que possibilitam às famílias lidar de forma mais eficaz com as situações de stresse e fortalecerem-se, tendo por base as forças e resiliência familiares.
Description
Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Psicologia da educação Necessidades educativas especiais Relações familiares Resistência Esperança Suporte familiar Stresse