Publication
Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida Isabel | |
dc.date.accessioned | 2016-02-15T18:15:33Z | |
dc.date.available | 2016-02-15T18:15:33Z | |
dc.date.issued | 2015-12-02 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 | |
dc.description.abstract | É importante conhecer as particularidades das famílias com filhos com Necessidades Educativas Especiais, para que se possa de forma mais efetiva auxiliar estas famílias a ultrapassarem as barreiras que lhes são impostas. O principal objetivo do presente estudo consistiu em analisar a resiliência familiar, a percepção que as famílias têm das suas forças familiares, a esperança e o stresse percebido em pais com filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A amostra foi constituída por 31 indivíduos, com idades compreendidas entre os 27 e os 56 anos (M = 40.81; DP = 7.998). Os dados foram recolhidos recorrendo a um questionário construído pela autora do estudo e aos seguintes instrumentos: Family Resilience Assessment Scale (FRAS); Questionário de Forças Familiares; Escala sobre a Esperança; e a Escala de Stresse Percebido. Os resultados indicam que os pais apresentam níveis satisfatórios de resiliência familiar, bem como de esperança e são capazes de percepcionar as forças da sua família, em contra partida, o stresse percebido apresenta valores relativamente baixos. Como conclusão do estudo, destaca-se a importância de criar intervenções centradas na família, e procurar identificar e implementar os processos que possibilitam às famílias lidar de forma mais eficaz com as situações de stresse e fortalecerem-se, tendo por base as forças e resiliência familiares. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201079569 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7688 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Relações familiares | pt_PT |
dc.subject | Resistência | pt_PT |
dc.subject | Esperança | pt_PT |
dc.subject | Suporte familiar | pt_PT |
dc.subject | Stresse | pt_PT |
dc.title | Vencer desafios: famílias que têm filhos com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |