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Advisor(s)
Abstract(s)
O foco da presente dissertação é criar uma matriz de classificação para SPA em
empreendimentos turísticos, propondo três categorias – Midscale SPA***, Upscale
SPA**** e Luxury SPA*****.
A atual e constante proliferação de negócios associados ao produto de turismo de saúde e
bem-estar tem levado à difusão do número de SPA verificando-se a inexistência de um
padrão estruturado e de transparência na oferta deste tipo de produto, sobretudo ao nível dos
empreendimentos turísticos.
A revisão da literatura concentrou-se em questões relacionadas com as caraterísticas
operacionais dos SPA, oferta e procura, o segmento de luxo e a marca e as classificações
existentes para os mesmos ao nível internacional.
O método de Delphi com duas rondas de questionários aos experts permitiu determinar
através do primeiro (N=25), a importância dos critérios apresentados para a categoria
Midscale SPA*** e identificar os mesmos para as duas categorias superiores. Através do
segundo questionário (N=23) observou-se a importância dos critérios para as categorias
Upscale SPA**** e Luxury SPA*****. A proporção para a pontuação mínima de cada
categoria foi obtida através da existente entre as categorias 3*, 4* e 5* da classificação dos
empreendimentos turísticos na Portaria Nº137 de 28 de Abril de 2008, tendo-se atribuído
1000 pontos mínimos à categoria Luxury SPA*****.
Obteve-se para a categoria Midscale SPA*** a pontuação mínima de 828 pontos, de 949
para a Upscale SPA**** e de 1000 para a Luxury SPA*****. A diferenciação observou-se
sobretudo na variação do número e tipo de equipamentos, nas áreas mínimas do SPA e zonas
húmidas, na composição e número de profissionais da equipa técnica, no tipo e número
mínimo de serviços oferecidos na brochura, por categoria. Denotou-se também importância
acrescida nas qualidades pessoais dos recursos humanos, na sua imagem pessoal e
profissional e na manutenção programada e periódica dos equipamentos, consoante o elevar
na categoria.
Description
Dissertação de mestrado, Direção e Gestão Hoteleira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Classificação SPA Transparência na oferta Método de Delphi