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A hotelaria e sua integração na dinâmica cultural regional: novos desafios na Região do Algarve

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Este trabalho pretende averiguar em que medida a indústria hoteleira se articula com a dinâmica cultural e indústrias culturais e criativas na região do Algarve. Visa identificar e analisar a interligação entre a hotelaria e a cultura, assente na assunção de que os hotéis não devem estar fechados em si próprios, mas beneficiam ao envolver-se e ao integrarem-se na dinâmica sociocultural da região em que estão inseridos, num contexto de aumento da preocupação com a sustentabilidade sociocultural. Após a apresentação de uma revisão da literatura sobre a importância da interconexão entre turismo e cultura, em contexto de desenvolvimento sustentável, são tidos em conta os aspetos metodológicos utilizados, que se basearam em questionários aos Estabelecimentos Hoteleiros (hotéis e hotéis-apartamento) e aos Agentes Culturais da região do Algarve bem como em entrevistas a três dos cinco principais Grupos Hoteleiros do Algarve. Os dados, foram analisados através de estatísticas descritivas (Gefen, Straub, & Rigdon, 2011; Marôco, 2003: 27), recorrendo também, a modelos de análise qualitativa com base no modelo de análise de conteúdo, sugeridas por Bardin (1977). O facto de termos obtido, simultaneamente, a perspetiva de hoteleiros e agentes culturais permitiu verificar que as relações intersectoriais hotelaria-cultura são ainda modestas, existindo um longo caminho a percorrer na região neste domínio. Contudo, existe o reconhecimento de que essa interconexão e seu reforço são importantes, destacando-se em particular a relação no domínio “hotelaria” – “artes do espetáculo”, muitas vezes apoiada na intermediação dos municípios. A situação pandémica afetou quer a hotelaria e a cultura, quer a relação entre ambos os domínios, mas no futuro perspetiva-se o seu estreitar.
This work aims to find out to what extent the hotel industry is articulated with the cultural dynamics and cultural and creative industries in the Algarve region. It aims to identify and analyze the interconnection between the hotel industry and the culture based on the assumption that hotels should not be, closed in on themselves, but benefit by getting involved and integrating themselves in the sociocultural dynamics of the region in which they are inserted, in a context of increased concern with sociocultural sustainability. After presenting a literature review on the importance of the interconnection between tourism and culture, in the context of sustainable development, the methodological aspects used are considered, which were based on questionnaires to Hotel Establishments (hotels and apartment hotels) and to Cultural Agents in the Algarve region as well as interviews with three of the five main hotel groups in the Algarve. The data was analyzed using descriptive statistics (Gefen, Straub, & Rigdon, 2011; Maroco, 2003: 27), as well as qualitative analysis models based on the content analysis model, suggested by Bardin (1977). The fact that we simultaneously obtained the perspective of hoteliers and cultural agents allowed us to verify that the hotel-culture intersectoral relations are still modest, and there is a long way to go in the region in this domain. However, there is recognition that this interconnection and its reinforcement are important, highlighting in particular the relationship in the “hotel industry” – “performing arts” domain, often supported by the intermediation of the municipalities. The pandemic situation has affected both hospitality and culture, as well as the relationship between both domains, but in the future, it is expected to strengthen.

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Cultura Cultura criativa Desenvolvimento sustentável Hotelaria Turismo Sustentabilidade social

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