Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

(Re)pensar a burocracia na Educação Especial: normas, procedimentos e documentos organizadores das respostas educativas

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O Sistema Educativo Português encontra-se ancorado ao princípio democrático da igualdade de oportunidades, à semelhança dos sistemas de educação desenvolvidos noutros países europeus, pelo que deverá proporcionar a Todos, independentemente das suas diferenças os mesmos direitos de acesso a um ensino de qualidade. A entrada em vigor do Decreto-Lei 3/2008, de 7 de Janeiro, acarretou mudanças significativas no âmbito da Educação Especial e apesar de já terem decorrido seis anos após a sua introdução, continuam a subsistir dúvidas e dificuldades, principalmente pelos professores não especializados na área. Este projeto tem como objetivo apresentar um manual orientador de normas e procedimentos para a Educação Especial, com o intuito de facilitar a leitura, compreensão e aplicação da legislação em vigor, assim como uniformizar todos os documentos obrigatórios. Assim sendo foi idealizado um plano de investigação-ação de modo a aferir as dificuldades sentidas pelos professores que se deparam com a aplicação da Educação Especial, para responder às necessidades decorrentes da aplicação da legislação, para que todos os professores adquiram os conhecimentos necessários para coordenar e/ou participar no processo educativo dos alunos com necessidades educativas especiais

Description

Dissertação de mestrado, Educação Especial, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Educação especial Burocracia Intervenção educativa Cultura organizacional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher