Repository logo
 
Publication

Eu, não robot

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTavares, Mirian
dc.contributor.advisorBarata, Alexandre Alves
dc.contributor.authorGomes, Carlos Fernando Faustino
dc.date.accessioned2020-02-13T10:02:53Z
dc.date.available2020-02-13T10:02:53Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.description.abstractEste relatório trata de uma pesquisa artística que se refere à relação Homem-Máquina, tema que explorei através de pesquisa literária e prática. Sendo a performance art o medium para traduzir as minhas ideias dentro do campo da arte, relatarei a evolução histórica desta disciplina, sublinhando as partes que dizem respeito ao trabalho. A presença da linguagem teatral neste projeto deve-se à influência desta no meu percurso artístico, o que me fez refletir sobre a fronteira entre performance art e teatro. Esta fronteira e as suas questões inerentes permanecem visíveis no meu trabalho, influenciando a minha técnica e as minhas interrogações. O resultado deste projeto de mestrado remete para um exercício de performance art, que explora os movimentos do corpo orgânico e mecânico. No desenvolvimento deste trabalho, fui influenciado pelo universo da tecnologia e pela conceção de corpos híbridos, deparando-me com inquietações que me guiaram ao longo do projeto: onde termina o Homem e onde começa a máquina? Qual o significado de um corpo sem alma? Não estará o nosso cérebro a tornar-se obsoleto com a inteligência artificial?pt_PT
dc.description.abstractThis report deals with an artistic research that refers to the Man-Machine relationship, a subject I explored through literary research and body movement. I will report the historical evolution of the performance art for its understanding in this work, and the performance as a medium to translate my ideas into the field of art. The presence of the theatrical language in this project is due to the influence of this in my artistic path, which made me reflect in the line between performance and theater. This line and its inherent issues remain visible in my work, influencing my technique and my questions. The result of this master’s project points to an exercise in theatrical performance, exploring the movements of the organic and mechanical body. In the development of this work, I was influenced by the universe of technology and robotic bodies, encountering issues that were central to their exploration: where does Man end and where does start the machine? What is the meaning of body without a soul? Is not our brain becoming obsolete with artificial intelligence?pt_PT
dc.identifier.tid202276350pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/13503
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHomempt_PT
dc.subjectMáquinapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectPerfomancept_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectFicçãopt_PT
dc.titleEu, não robotpt_PT
dc.titlePerformance: história e conceção
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Artespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE CARLOS GOMES FINAL F.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: