Repository logo
 
Publication

Conceções, visões e prática pedagógica da matemática: relatório da prática de ensino supervisionada

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
dc.contributor.advisorRodríguez, Juan Carlos
dc.contributor.authorOsório, Fernando José dos Santos
dc.date.accessioned2018-11-22T17:03:46Z
dc.date.available2018-11-22T17:03:46Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA matemática, enquanto área fundamental do saber, tem, como sempre teve, uma importância fundamental na sociedade. Embora muitas vezes não seja visível, ela está em todo o lado. Assim sendo, torna-se necessário providenciar um bom processo de ensino-aprendizagem da matemática. Mas este processo é complexo e envolve vários atores. Este Relatório pretende, por um lado, mostrar as visões e conceções dos diferentes intervenientes no processo e, por outro, dar a minha visão sobre o ensino da matemática enquanto interveniente no processo no decurso da Prática de Ensino Supervisionada mas também enquanto professor de matemática ao longo de vários anos com uma atividade reflexiva sempre constante. Nos primeiros capítulos do Relatório são abordadas as políticas educativas e são feitas considerações sobre os programas de Matemática atualmente em vigor nos ensinos básico e secundário. De seguida, é apresentado um estudo sobre as visões e conceções de um grupo de professores de Matemática. O último capítulo é dedicado à descrição e justificação das minhas atividades no decurso da Prática de Ensino Supervisionada. Não só neste como nos restantes capítulos, procurei sempre dar a minha opinião e expor as minhas conceções sobre variados aspetos do processo de ensino-aprendizagem da matemática.pt_PT
dc.identifier.tid202209652
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10987
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectVisõespt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.titleConceções, visões e prática pedagógica da matemática: relatório da prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PES - FO.pdf
Size:
4.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: