Repository logo
 
Publication

Comunicação matemática na aprendizagem da geometria no 2.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorGuerreiro, António Manuel da Conceição
dc.contributor.authorPinheiro, Cláudia Raquel Anastácio
dc.date.accessioned2024-11-18T15:11:32Z
dc.date.available2024-11-18T15:11:32Z
dc.date.issued2024-07-25
dc.description.abstractO presente relatório de investigação trata, no âmbito do tema de geometria, o tópico de aprendizagem de figuras planas. Propõem-se tarefas de investigação que guiam para a resposta da seguinte questão geral: Como se desenvolve a comunicação matemática no ensino básico no contexto da aprendizagem da geometria? De forma mais precisa, pretende-se caracterizar a comunicação matemática oral em três dimensões: (i) Qual a estrutura da comunicação matemática aluno-aluno?, (ii) Qual a estrutura da comunicação matemática aluno-professor? e (iii) Qual a estrutura da comunicação matemática professor-aluno? Tendo em consideração a questão geral e os propósitos investigativos utilizou-se uma metodologia qualitativa que abrangeu procedimentos metodológicos próximos dos da investigação-ação. A investigação sucedeu-se num paradigma do tipo interpretativo, em que os instrumentos de recolha de dados foram: a observação direta, as gravações áudio e a análise documental das produções dos alunos. A investigação realizou-se numa turma do 6.º ano do 2.º ciclo do ensino básico, com 21 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, de uma escola localizada na cidade de Loulé, no ano letivo 2023/2024. As duas aulas, de 100 minutos cada, apoiaram-se no ensino exploratório da matemática, contemplando quatro fases designadas como: apresentação da tarefa, realização da tarefa, discussão da tarefa e sistematização das aprendizagens matemáticas. A análise dos resultados obtidos revela que a maioria dos alunos possuíam, à partida, o conhecimento das designações geométricas, mas não estavam, de facto, seguros em aplicá-las aos polígonos. Ademais, verificaram-se associações incorretas dos conceitos que a interação e o debate em sala de aula permitiram colmatar. As discussões conceberam um ambiente colaborativo que facilitou a construção de novos conhecimentos e a consolidação de outros já existentes. O modo como a professora geriu as intervenções promoveu o desenvolvimento de competências de comunicação pelos alunos.por
dc.description.abstractThe present research report addresses, within the scope of Geometry, the topic of learning plane figures. Research tasks are proposed to guide the response to the following general question: How is mathematical communication developed in elementary education in the context of learning geometry? More precisely, the aim is to characterize oral mathematical communication in three dimensions: (i) What is the structure of student-student mathematical communication? (ii) What is the structure of student-teacher mathematical communication? and (iii) What is the structure of teacher-student mathematical communication? Considering the general question and the investigative purposes, a qualitative methodology was used, encompassing methodological procedures close to those of action research. The study followed an interpretative paradigm, where the data collection instruments were: direct observation, audio recordings and document analysis of the students' productions. The study was conducted in a 6th grade class of the 2nd cycle of elementary education, with 21 students, aged between 11 and 13 years, from a school located in the city of Loulé, in the 2023/2024 school year. The two classes, each lasting 100 minutes, were based on the exploratory maths teaching, comprising four phases designated as: task presentation, task execution, task discussion, and systematization of mathematical learning. The analysis of the results obtained reveals that most of the students initially possessed knowledge of geometric designations but were not actually confident in applying them to polygons. Furthermore, incorrect associations of concepts were observed, which classroom interaction and debate allowed to address. The discussions fostered a collaborative environment that facilitated the construction of new knowledge and the consolidation of existing ones. The way the teacher managed interventions promoted the development of communication skills among the students.eng
dc.identifier.tid203717457
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/26286
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subject2.º ciclo do ensino básico
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectComunicação matemática
dc.subjectGeometria
dc.titleComunicação matemática na aprendizagem da geometria no 2.º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
02 Relatório Cláudia Pinheiro.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: