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Aprendizagem de pseudopalavras em leitores normativos

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Abstract(s)

A aprendizagem da leitura consiste num processo complexo que exige a aquisição e o desenvolvimento de capacidades de descodificação fonológica e ortográfica, sendo que é adquirida num contexto formal. A descodificação fonológica e ortográfica recruta o acesso a duas vias (via sublexical e via lexical, respetivamente), dependendo esse acesso tanto da proficiência do leitor bem como das características psicolinguísticas do estímulo (palavras de alta frequência e baixa frequência, pseudopalavras, familiaridade, regularidade e comprimento do estímulo). Neste estudo pretendemos avaliar se a exposição repetida a um estímulo novo (pseudopalavras) facilita a sua leitura, tornando-a lexicalizada. Vinte e oito participantes foram expostos a 24 estímulos durante dez vezes no DIA 1 e dez vezes no DIA 7. Recorreu-se à técnica de Eye-Tracking para analisar a evolução dos movimentos oculares durante a sessão e entre as sessões. Os resultados revelaram que existiu um decréscimo significativo na duração da fixação, no número de fixações e na duração da primeira fixação, quer durante a mesma sessão quer entre as sessões. No geral, todas as medidas apresentam valores inferiores no segundo momento (DIA 7), comparativamente com o primeiro momento (DIA 1), sugerindo que a exposição repetida levou a uma aprendizagem dos itens. Apesar de algumas limitações encontradas, podemos assumir que o decréscimo nos tempos de fixação (duração total e duração da primeira fixação) e do número de fixações pode refletir a ocorrência da lexicalização para as pseudopalavras em leitores normativos.

Description

Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017

Keywords

Leitura Via lexical Sub-lexical Duração da fixação Número de fixações Duração da primeira fixação Eye-Tracking

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