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Abstract(s)
Com este estudo tenta-se estabelecer uma relação entre a resiliência e a capacidade
de adaptação à mudança, proporcionada pelo Processo de Bolonha, por parte
dos docentes do ensino superior, constituindo-se como principal objetivo desta
investigação a construção de um questionário que relaciona estes três aspetos. Procura-
se ainda percecionar a existência de diferenças nesta relação entre docentes do
setor universitário e do politécnico.
O questionário construído contempla os diversos aspetos da carreira profissional
e as diferentes variáveis de mudança que foram exigidas ou a que foram sujeitos
os docentes tendo em conta este novo paradigma educacional. Foi aplicado a
docentes do ensino superior a lecionar em instituições públicas a nível nacional (continente
e ilhas), com uma amostra por conveniência (aleatória), procurando desenvolver
uma pesquisa quantitativa em educação. Os dados foram recolhidos através de
plataforma eletrónica, de forma anónima, tendo-se obtido 564 respostas, representativas
dos dois setores de ensino e de todas as instituições do país.
Recorreu-se a um quadro teórico de referência assente numa revisão da literatura,
perspetivado no âmbito do estudo com enfoque na capacidade de resiliência,
associada ao modelo transacional e às fontes e áreas de desenvolvimento da mesma
(Grotberg, 1985, Wolin & Wolin, 1993, Kumpfer,1999); relacionado com a profissão
docente foram trabalhados a identidade e o desenvolvimento profissional, competências,
relações pessoais e interpessoais e desenvolvimento humano, bem como
toda a organização do ensino superior (Gonçalves 1987, 2007, Garcia, 1999, Zarifian,
2001, Ralha-Simões & Simões, 2002, Le Boterf, 2005, legislação relacionada
com o Ensino Superior).
O estudo encontra-se organizado em cinco capítulos: I - enquadramento teórico,
dedicado à resiliência, à profissão docente, ao ensino superior, ao Processo de
Bolonha e à articulação dos fatores anteriores; II- metodologia da investigação e
aspetos inerentes, bem como a amostra e os motivos de construção do instrumento;
III – apresentação e análise dos dados recolhidos, tentando responder às questões de
pesquisa, aos objetivos traçados e contributos para a melhoria; IV – considerações
finais onde constam as conclusões do estudo e as possibilidades de futuras perspetivas
de investigação; V – bibliografia. Como principais conclusões deste estudo salienta-se o facto de as capacidades
de resiliência dos docentes, nomeadamente a valorização pessoal, que os próprios
destacam como fator protetor, estarem bem desenvolvidas e interferirem na sua
adaptação às alterações introduzidas ao nível pedagógico, científico e didático. Salvaguarda-
se contudo que esta adaptação não ocorre ao nível da sua carreira profissional
e manifesta-se de forma pouco vincada em relação à questão da tutoria ou
orientação tutorial. Por outro lado, sobressai um bom autoconhecimento e a existência
de relações intra e interpessoais positivas.
No que respeita às diferenças ao nível de adaptabilidade entre os docentes
dos dois setores de ensino, apesar de existirem, as mesmas não são significativas.
Description
Keywords
Relação educativa Resiliência Ensino superior Profissão docente Capacidade Competência Adaptação Processo de Bolonha
