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A resiliência e a capacidade de adaptação à mudança dos professores da licenciatura em Educação Básica face ao tratado Bolonha: construção de uma escala de resiliência

dc.contributor.advisorGonçalves, Fernando Ribeiro
dc.contributor.advisorSimões, Maria Helena Ralha
dc.contributor.authorDias, Marília Alexandra Machado
dc.date.accessioned2015-02-24T12:33:19Z
dc.date.available2016-02-24T01:30:10Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractCom este estudo tenta-se estabelecer uma relação entre a resiliência e a capacidade de adaptação à mudança, proporcionada pelo Processo de Bolonha, por parte dos docentes do ensino superior, constituindo-se como principal objetivo desta investigação a construção de um questionário que relaciona estes três aspetos. Procura- se ainda percecionar a existência de diferenças nesta relação entre docentes do setor universitário e do politécnico. O questionário construído contempla os diversos aspetos da carreira profissional e as diferentes variáveis de mudança que foram exigidas ou a que foram sujeitos os docentes tendo em conta este novo paradigma educacional. Foi aplicado a docentes do ensino superior a lecionar em instituições públicas a nível nacional (continente e ilhas), com uma amostra por conveniência (aleatória), procurando desenvolver uma pesquisa quantitativa em educação. Os dados foram recolhidos através de plataforma eletrónica, de forma anónima, tendo-se obtido 564 respostas, representativas dos dois setores de ensino e de todas as instituições do país. Recorreu-se a um quadro teórico de referência assente numa revisão da literatura, perspetivado no âmbito do estudo com enfoque na capacidade de resiliência, associada ao modelo transacional e às fontes e áreas de desenvolvimento da mesma (Grotberg, 1985, Wolin & Wolin, 1993, Kumpfer,1999); relacionado com a profissão docente foram trabalhados a identidade e o desenvolvimento profissional, competências, relações pessoais e interpessoais e desenvolvimento humano, bem como toda a organização do ensino superior (Gonçalves 1987, 2007, Garcia, 1999, Zarifian, 2001, Ralha-Simões & Simões, 2002, Le Boterf, 2005, legislação relacionada com o Ensino Superior). O estudo encontra-se organizado em cinco capítulos: I - enquadramento teórico, dedicado à resiliência, à profissão docente, ao ensino superior, ao Processo de Bolonha e à articulação dos fatores anteriores; II- metodologia da investigação e aspetos inerentes, bem como a amostra e os motivos de construção do instrumento; III – apresentação e análise dos dados recolhidos, tentando responder às questões de pesquisa, aos objetivos traçados e contributos para a melhoria; IV – considerações finais onde constam as conclusões do estudo e as possibilidades de futuras perspetivas de investigação; V – bibliografia. Como principais conclusões deste estudo salienta-se o facto de as capacidades de resiliência dos docentes, nomeadamente a valorização pessoal, que os próprios destacam como fator protetor, estarem bem desenvolvidas e interferirem na sua adaptação às alterações introduzidas ao nível pedagógico, científico e didático. Salvaguarda- se contudo que esta adaptação não ocorre ao nível da sua carreira profissional e manifesta-se de forma pouco vincada em relação à questão da tutoria ou orientação tutorial. Por outro lado, sobressai um bom autoconhecimento e a existência de relações intra e interpessoais positivas. No que respeita às diferenças ao nível de adaptabilidade entre os docentes dos dois setores de ensino, apesar de existirem, as mesmas não são significativas.por
dc.identifier.tid101246536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5755
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectRelação educativapor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectCapacidadepor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectProcesso de Bolonhapor
dc.titleA resiliência e a capacidade de adaptação à mudança dos professores da licenciatura em Educação Básica face ao tratado Bolonha: construção de uma escala de resiliênciapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação (Observação e Análise da Relação Educativa)por
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação (Observação e Análise da Relação Educativa)por

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