Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ser criativo em ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio Carla Monteiro de Brito.pdf9.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório investigativo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, dinamizaram-se quatro tarefas promotoras da criatividade em geral, realizadas nas aulas de Ciências Naturais por 16 participantes. No trabalho questionou-se a possibilidade de se usarem testes de avaliação da criatividade do tipo Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) para aferir os conhecimentos dos participantes no tópico "A célula-unidade básica de vida" e também a eficácia das estratégias didáticas usadas na unidade de ensino. Trata-se de uma investigação qualitativa de carácter interpretativo, em que os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo e registos dos participantes. Verificou-se que os participantes realizaram com entusiasmo as tarefas gerais de estimulação da criatividade quando os registos a efetuar eram desenhos, tendo demonstrado dificuldades nos registos escritos. Em relação aos testes TCT-DP, aplicados após três intervenções didáticas diferenciadas, observou-se que era possível identificar elementos nos desenhos que eram representativos de conhecimento relacionado com a constituição/forma/função de uma célula animal ou vegetal, realçando a potencialidade deste tipo de testes neste contexto. Entende-se que a promoção da criatividade é possível, associada a contextos de Ciências Naturais específicos, mediante a prática regular de tarefas vocacionadas para o efeito. As constantes mudanças e desafios a que atualmente somos submetidos no contexto laboral obrigam a que estejamos todos dotados de formas criativas de pensamento que ajudam na adaptação a novos contextos ou situações (Almeida & Nogueira, 2010), factos que não podem ser ignorados no processo educativo e nas reformas curriculares.

Description

Keywords

Ensino básico Criatividade na educação Educação em ciências Estratégias de ensino Testes tct-dp

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License