Repository logo
 
Publication

Ser criativo em ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina
dc.contributor.authorBrito, Carla Monteiro de
dc.date.accessioned2023-10-12T10:37:18Z
dc.date.available2023-10-12T10:37:18Z
dc.date.issued2023-07-27
dc.description.abstractO presente relatório investigativo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, dinamizaram-se quatro tarefas promotoras da criatividade em geral, realizadas nas aulas de Ciências Naturais por 16 participantes. No trabalho questionou-se a possibilidade de se usarem testes de avaliação da criatividade do tipo Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) para aferir os conhecimentos dos participantes no tópico "A célula-unidade básica de vida" e também a eficácia das estratégias didáticas usadas na unidade de ensino. Trata-se de uma investigação qualitativa de carácter interpretativo, em que os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo e registos dos participantes. Verificou-se que os participantes realizaram com entusiasmo as tarefas gerais de estimulação da criatividade quando os registos a efetuar eram desenhos, tendo demonstrado dificuldades nos registos escritos. Em relação aos testes TCT-DP, aplicados após três intervenções didáticas diferenciadas, observou-se que era possível identificar elementos nos desenhos que eram representativos de conhecimento relacionado com a constituição/forma/função de uma célula animal ou vegetal, realçando a potencialidade deste tipo de testes neste contexto. Entende-se que a promoção da criatividade é possível, associada a contextos de Ciências Naturais específicos, mediante a prática regular de tarefas vocacionadas para o efeito. As constantes mudanças e desafios a que atualmente somos submetidos no contexto laboral obrigam a que estejamos todos dotados de formas criativas de pensamento que ajudam na adaptação a novos contextos ou situações (Almeida & Nogueira, 2010), factos que não podem ser ignorados no processo educativo e nas reformas curriculares.pt_PT
dc.identifier.tid203343468pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/20045
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectCriatividade na educaçãopt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectTestes tct-dppt_PT
dc.titleSer criativo em ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Carla Monteiro de Brito.pdf
Size:
9.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: