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Abstract(s)
Sex and romance are part of everyday life and therefore are part of the contemporary tourism experiences. Tourism, such as has been stressed by the literature, consists of a rupture with the everyday life – a liminal space-time which enables liminal behaviours. In these behaviours one can include a greater willingness for romance and sexual relationships. One of the dimensions of the theoretical articulation between tourism, romance and sexuality consists of the role played by these latter two dimensions in the decision of travelling and in the destination’s choice. Sex and romance may be the main motivators for travelling or, if they are not important drivers, may occur in an “accidental” way while already at the destination. This research investigates an event where the environment (e.g. the omnipresence of erotic shows), combined with the liminal experiences, may contribute to attract tourists whose main motivations are sex and romance. The correlation between these variables was tested using structural equation modeling with latent variables, applied to 449 data surveys carried out with the bikers who visited the 29th Faro International Bike Meeting, in 2010. The results suggest that bikers come motivated not only by participation in the event but also by the expectations of having sex and getting involved in a romance. These aspects have influence in the experienced environment which, in turn, has influence in the adoption of liminal behaviours. Bikers’ satisfaction is evident, as well as their intention to return, proving that a new market segment is rising up in the Algarve because of this event.
O sexo e o romance fazem parte da vida quotidiana e, como tal, fazem parte das experiências turísticas contemporâneas. O turismo, como tem vido a ser sublinhado pela literatura, constitui uma ruptura com o quotidiano, um espaço-tempo liminar que favorece comportamentos liminóides, nos quais se pode incluir uma maior disponibilidade para o romance e para o envolvimento em relações sexuais. Uma das dimensões da articulação teórica entre o turismo,o romance e a sexualidade consiste no papel que estes últimos desempenham na decisão de viajar e na escolha dos destinos. O sexo e o romance podem ser os principais motivadores de viagem ou, por outro lado, quando não constituem drivers importantes, podem ocorrer demodo “acidental” já no destino. Esta pesquisa incide sobre um evento onde o ambiente vivido (p. ex. a omnipresença de shows eróticos), aliado às experiências liminóides, pode contribuir para atrair turistas, cujas principais motivações são o sexo e o romance. A correlação entre estas variáveis foi testada usando a modelação de equações estruturais com variáveis latentes aplicada aos dados de 449 inquéritos feitos aos motards que visitaram a 29ª Concentração Motard de Faro, em 2010. Os resultados sugerem que os motards vêm motivados não só pela participação no evento, como pelas expectativas de terem sexo e de se envolverem num romance. Estes aspectos influenciam o ambiente vivido que, por sua vez, tem influência na adopção de comportamentos liminóides. A satisfação dos motards é evidente, bem como a propensão ao regresso, denotando que um novo segmento de mercado emergiu no Algarve por força deste evento
O sexo e o romance fazem parte da vida quotidiana e, como tal, fazem parte das experiências turísticas contemporâneas. O turismo, como tem vido a ser sublinhado pela literatura, constitui uma ruptura com o quotidiano, um espaço-tempo liminar que favorece comportamentos liminóides, nos quais se pode incluir uma maior disponibilidade para o romance e para o envolvimento em relações sexuais. Uma das dimensões da articulação teórica entre o turismo,o romance e a sexualidade consiste no papel que estes últimos desempenham na decisão de viajar e na escolha dos destinos. O sexo e o romance podem ser os principais motivadores de viagem ou, por outro lado, quando não constituem drivers importantes, podem ocorrer demodo “acidental” já no destino. Esta pesquisa incide sobre um evento onde o ambiente vivido (p. ex. a omnipresença de shows eróticos), aliado às experiências liminóides, pode contribuir para atrair turistas, cujas principais motivações são o sexo e o romance. A correlação entre estas variáveis foi testada usando a modelação de equações estruturais com variáveis latentes aplicada aos dados de 449 inquéritos feitos aos motards que visitaram a 29ª Concentração Motard de Faro, em 2010. Os resultados sugerem que os motards vêm motivados não só pela participação no evento, como pelas expectativas de terem sexo e de se envolverem num romance. Estes aspectos influenciam o ambiente vivido que, por sua vez, tem influência na adopção de comportamentos liminóides. A satisfação dos motards é evidente, bem como a propensão ao regresso, denotando que um novo segmento de mercado emergiu no Algarve por força deste evento
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Keywords
Sex Romance Tourism Liminality Faro international bike meeting Structural equation modelling with latent variables
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Publisher
CIEO - Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics