Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.36 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação intitulada A Comunicação em Contexto Escolar e Familiar da Criança Autista surgiu pelo meu interesse pessoal, pela necessidade sentida de aprofundar os conhecimentos que detenho sobre o autismo e pela relevância que o tema representa para a comunidade científica e sociedade em geral. Este estudo apresenta como objetivos perceber quais as dificuldades comunicativas da criança no seu contexto escolar e familiar, se existirá algum contexto em que a intencionalidade comunicativa seja maior e quais as estratégias facilitadoras deste processo.
Esta investigação incide num estudo de caso de uma criança em idade escolar diagnosticada com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). De forma a atingir os objetivos desta investigação foi necessário pensar na metodologia mais adequada. Assim, começámos por fazer uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, por realizar entrevistas semiestruturas aos docentes e familiares que acompanham o processo de desenvolvimento da criança e por fazer observações não-participantes no seu contexto escolar e familiar.
Finalizado o trabalho foi possível aprofundar conhecimentos sobre a comunicação de uma criança autista nos seus contextos escolar e familiar. Conclui-se que existem dificuldades comunicativas em ambos os contextos observados, no entanto existiu uma melhoria da intencionalidade comunicativa da criança no seu contexto familiar comparativamente com o contexto escolar.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Autismo Comunicação Contexto Escolar e Familiar