Publication
A comunicação em contexto escolar e familiar da criança autista: estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro | |
dc.contributor.author | Lopes, Sara Alexandra de Jesus Baptista | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T11:32:00Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T11:32:00Z | |
dc.date.issued | 2016-12-19 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação intitulada A Comunicação em Contexto Escolar e Familiar da Criança Autista surgiu pelo meu interesse pessoal, pela necessidade sentida de aprofundar os conhecimentos que detenho sobre o autismo e pela relevância que o tema representa para a comunidade científica e sociedade em geral. Este estudo apresenta como objetivos perceber quais as dificuldades comunicativas da criança no seu contexto escolar e familiar, se existirá algum contexto em que a intencionalidade comunicativa seja maior e quais as estratégias facilitadoras deste processo. Esta investigação incide num estudo de caso de uma criança em idade escolar diagnosticada com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). De forma a atingir os objetivos desta investigação foi necessário pensar na metodologia mais adequada. Assim, começámos por fazer uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, por realizar entrevistas semiestruturas aos docentes e familiares que acompanham o processo de desenvolvimento da criança e por fazer observações não-participantes no seu contexto escolar e familiar. Finalizado o trabalho foi possível aprofundar conhecimentos sobre a comunicação de uma criança autista nos seus contextos escolar e familiar. Conclui-se que existem dificuldades comunicativas em ambos os contextos observados, no entanto existiu uma melhoria da intencionalidade comunicativa da criança no seu contexto familiar comparativamente com o contexto escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201706261 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9909 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Contexto Escolar e Familiar | pt_PT |
dc.title | A comunicação em contexto escolar e familiar da criança autista: estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese de Mestrado Sara Baptista Lopes 2016 FINAL.pdf
- Size:
- 3.36 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: