Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Física e química, a necessidade de pensar como um sistema aberto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE _Mestrado FQ_Ana Luísa Gonçalves _.pdf12.64 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Quando avaliamos o percurso profissional de um professor, apercebemo-nos de inúmeras adaptações ao longo dos anos. A experiência e prática contínuas, associadas a alterações na gestão de currículos e à introdução sistemática de novos e diferenciados públicos, metodologias e exigências fazem com que o professor tenha de se reinventar em cada dia. As ciências ajudam-nos, em parte, a procurar objetividade e revelam-nos, igualmente, inúmeros campos. O ensino das ciências deverá comportar um ensino de incertezas, com o objetivo de indagar, de incentivar à experimentação, de [co]relacionar e de ensinar os princípios da estratégia de construção do conhecimento científico, assentes em certezas. Neste relatório, serão descritos e analisados os prossupostos e instrumentos usados no processo educativo ao longo dos anos, tendo como papel de cenário as ciências Física e Química. A parte A do relatório envolverá uma descrição detalhada do percurso profissional, englobando as várias disciplinas, no âmbito da Educação e da Formação de Jovens e de Adultos, em vários contextos, bem como a experiência em cargos de coordenação pedagógica em cursos profissionais, seguida de uma reflexão crítica. Incluirá, também, uma descrição e fundamentação da formação pós-graduada realizada. A intenção é que o relatório suscite um pensamento construtivo, um auto debate, uma auto análise e que contribua para melhorar e incentivar para esta construção vital - as constantes adaptações no percurso profissional de um professor. A parte B proporciona uma reflexão sobre a articulação, ciência-tecnologia-sociedade-educação, sustentada por duas atividades realizadas, no âmbito do tema Eficiência Energética versus Ambiente. O Motor Stirling - do ponto de vista científico do seu funcionamento à sua incorporação num trator agrícola - desenvolvido com duas alunas na disciplina de área de projeto do décimo segundo ano, do Curso de Ciências e Tecnologias, em articulação com dois alunos, do décimo segundo ano, do curso Profissional de Energias Renováveis. O Projeto Twist, promovido pela EDP e a “Sair da Casca” - dinamizado na comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Albufeira e no concelho de Albufeira com o apoio da Biblioteca Municipal - promoveu a articulação entre ciclos e as transversalidade e interdisciplinaridade entre várias áreas da ciência, bem como a articulação com o projeto eco escolas. Para esta dinamização foram selecionados dois alunos do décimo e dois do décimo segundo anos de escolaridade, do Curso de Ciências e Tecnologias.

Description

Dissertação de mestrado, Ensino de Ciências no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Física e Química), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Eficiência energética Tecnologia Ciência Educação Sociedade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License