Publication
Física e química, a necessidade de pensar como um sistema aberto
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Cristiano, Maria Lurdes Santos | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Ana Luísa Rego | |
| dc.date.accessioned | 2016-05-17T16:51:00Z | |
| dc.date.available | 2016-05-17T16:51:00Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino de Ciências no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Física e Química), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2014 | |
| dc.description.abstract | Quando avaliamos o percurso profissional de um professor, apercebemo-nos de inúmeras adaptações ao longo dos anos. A experiência e prática contínuas, associadas a alterações na gestão de currículos e à introdução sistemática de novos e diferenciados públicos, metodologias e exigências fazem com que o professor tenha de se reinventar em cada dia. As ciências ajudam-nos, em parte, a procurar objetividade e revelam-nos, igualmente, inúmeros campos. O ensino das ciências deverá comportar um ensino de incertezas, com o objetivo de indagar, de incentivar à experimentação, de [co]relacionar e de ensinar os princípios da estratégia de construção do conhecimento científico, assentes em certezas. Neste relatório, serão descritos e analisados os prossupostos e instrumentos usados no processo educativo ao longo dos anos, tendo como papel de cenário as ciências Física e Química. A parte A do relatório envolverá uma descrição detalhada do percurso profissional, englobando as várias disciplinas, no âmbito da Educação e da Formação de Jovens e de Adultos, em vários contextos, bem como a experiência em cargos de coordenação pedagógica em cursos profissionais, seguida de uma reflexão crítica. Incluirá, também, uma descrição e fundamentação da formação pós-graduada realizada. A intenção é que o relatório suscite um pensamento construtivo, um auto debate, uma auto análise e que contribua para melhorar e incentivar para esta construção vital - as constantes adaptações no percurso profissional de um professor. A parte B proporciona uma reflexão sobre a articulação, ciência-tecnologia-sociedade-educação, sustentada por duas atividades realizadas, no âmbito do tema Eficiência Energética versus Ambiente. O Motor Stirling - do ponto de vista científico do seu funcionamento à sua incorporação num trator agrícola - desenvolvido com duas alunas na disciplina de área de projeto do décimo segundo ano, do Curso de Ciências e Tecnologias, em articulação com dois alunos, do décimo segundo ano, do curso Profissional de Energias Renováveis. O Projeto Twist, promovido pela EDP e a “Sair da Casca” - dinamizado na comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Albufeira e no concelho de Albufeira com o apoio da Biblioteca Municipal - promoveu a articulação entre ciclos e as transversalidade e interdisciplinaridade entre várias áreas da ciência, bem como a articulação com o projeto eco escolas. Para esta dinamização foram selecionados dois alunos do décimo e dois do décimo segundo anos de escolaridade, do Curso de Ciências e Tecnologias. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202207447 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8262 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Eficiência energética | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
| dc.subject | Ciência | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Sociedade | pt_PT |
| dc.title | Física e química, a necessidade de pensar como um sistema aberto | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Ciências no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Física e Química) | pt_PT |
