Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.19 MB | Adobe PDF | |||
62.57 KB | Adobe PDF | |||
54.79 KB | Adobe PDF | |||
161.46 KB | Adobe PDF | |||
114.95 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação baseia-se numa experiência particular de atividades de expressão
artística e jogos cooperativos, realizadas no ano letivo 2006/07, no âmbito dos projetos
“Espaço para o Gesto e Brincadeiras” e “Alegria e Empatia”, desenvolvidos na Unidade de
Surdos de Faro, na EB.1 n.º 4 de Faro (Penha) – Agrupamento de Escolas da Sé.
Com o estudo pretende-se conhecer o modo de contacto das crianças e jovens surdos
do Algarve com a arte, através da família; analisar as atividades desenvolvidas no âmbito dos
projetos, já mencionados, tendo por referência a Lei de Bases do Sistema Educativo e o
Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais: princípios e valores
orientadores do currículo e competências gerais; perceber o papel da arte, da expressão
artística e dos jogos cooperativos na educação e no desenvolvimento sócio afetivo,
considerando aspetos relacionais, emocionais e comportamentais, entre outros, na formação
global das crianças e jovens surdos.
É um estudo transversal, onde se aborda, numa perspectiva histórica sobre a educação
pela arte e a expressão artística no currículo escolar nas suas vertentes performativas e
plásticas. Debate-se, a importância da arte, da expressão e do jogo no desenvolvimento
harmonioso, do ser humano em geral, e dos surdos, especificamente, à luz de teorias
reconhecidas. Apresentam-se alguns aspectos sobre a surdez e as consequências para o
desenvolvimento sócio afetivo do ser humano. Em paralelo menciona-se a história de vida de
uma surda profunda, Emannuelle Laborit, que teve experiências com diversas formas de arte
desde a infância revelando-se muito favorável na sua educação e no desenvolvimento de
competências sociais.
Description
Dissertação de mest., Comunicação, Cultura e Artes (Teatro e Intervenção Social e Cultural), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013