Repository logo
 
Publication

Hotelaria e turismo cultural e criativo: interconexões

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorHenriques, Cláudia
dc.contributor.authorAraújo, Beatriz Mendes da Fonseca Carvalho
dc.date.accessioned2017-09-25T10:50:30Z
dc.date.available2017-09-25T10:50:30Z
dc.date.issued2017-03-22
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Direção e Gestão Hoteleira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractO Algarve é considerado um dos maiores destinos de “sol e mar” a nível mundial e um dos produtos turísticos mais competitivos. Apesar de apresentar na atualidade um crescimento constante, o surgimento de novos concorrentes com caraterísticas semelhantes, altos níveis de competitividade e preços mais acessíveis, conduziram à necessidade de apostar em novos mercados e criar medidas que forneçam ao turista, agora mais exigente, uma experiência mais enriquecedora e única. A definição do turismo cultural como prioridade estratégica a longo prazo, e quando utilizado como uma ferramenta de revitalização e sustentabilidade ajudaria a quebrar, por exemplo, os níveis de sazonalidade e suas consequências. É neste contexto de mudança e na perspetiva das indústrias hoteleiras do Algarve que se desenvolve a presente dissertação. Esta tem como objetivo estudar a relação intersetorial existente entre a hotelaria e as indústrias culturais e criativas no Algarve, por um lado, e analisar de que forma estas trabalham em conjunto para uma missão que deve ser transversal e comum, por outro. Como metodologia optamos pelo estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa através de um questionário, com 15 perguntas fechadas e 5 abertas. Relativamente a estas últimas, a forma de tratamento analítico recorreu à análise categorial. O questionário foi aplicado ao top 5 dos grupos hoteleiros do Algarve (na classificação de 4* e 5*): Vila Galé Hotéis, Pestana Hotels and Resorts/Pousadas de Portugal, Tivoli Hotels and Resorts, NAU Hotels and Resorts e Luna Hotel and Resorts pelo facto destes 5 grupos deterem uma grande representatividade no Algarve. O questionário foi direcionado a diretores, chefes de departamento e rececionistas. Numa amostra que compreendeu 43 hotéis, de 5 cadeias hoteleiras, o número total de respostas foi de 31 questionários, equivalente a 72%. Verificamos que apesar do turismo cultural no Algarve continuar a necessitar de medidas que o destaquem, os funcionários dos hotéis e seus representantes têm consciência da sua importância e a dinâmica cultural no Algarve tem importância para os seus clientes.pt_PT
dc.identifier.tid201712091pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10018
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo culturalpt_PT
dc.subjectIndústrias culturais e criativaspt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectAlgarvept_PT
dc.subjectPatrimónio culturalpt_PT
dc.titleHotelaria e turismo cultural e criativo: interconexõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameDireção e Gestão Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Beatriz Araújo.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: