Repository logo
 
Publication

Você fala "chatês"? chats, sms e msn: possibilidades de utilização de novos media na aprendizagem da língua materna

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Vítor Reia
dc.contributor.authorMoreira, Sandra Cristina Côrtes
dc.date.accessioned2018-11-28T11:13:05Z
dc.date.available2018-11-28T11:13:05Z
dc.date.issued2006
dc.date.submitted2006
dc.description.abstractNeste trabalho analisou-se a forma como algumas novas tecnologias/canais/meios de Comunicação – os telemóveis e os Chats/Instant Messenges Softwares – podem influenciar o uso da língua materna (no caso, o Português) e a correcta aprendizagem da sua norma, por parte dos jovens utilizadores. Avaliou-se o perfil do utilizador típico e as regras implícitas nesse processo de construção de mensagens, bem como os problemas comunicacionais que podem resultar desse mesmo uso. Para além da pesquisa bibliográfica e da recolha de textos e sua análise (close reading), utilizaram-se, neste estudo, estratégias de observação participante e não participante, tendo-se realizado quinze entrevistas (via e-mail) e sessões com seis Focus Groups, compostos por professores e alunos da Escola Secundária de Silves - ESS (10º, 11º, 12º anos, entre os 16 e os 18 anos). Aplicaram-se conceitos como língua, linguagem, código, signo, ícone, entre outros, para perceber este “novo tipo de comunicação” –, a que, de forma lúdica, se deu o nome de “chatês” –, tendo-se concluído que o mesmo poderá classificar-se como um código híbrido, já que mistura particularidades das línguas maternas dos utilizadores (sintaxe, léxico), bem como novas características, algumas delas muito específicas (os emoticons, os smileys, as abreviaturas e acrónimos, a pontuação excessiva, entre outras), podendo, mesmo, como referem alguns autores, vir a considerar-se como um novo género textual.pt_PT
dc.description.abstractThe way some new technologies/channels/media – mobile phones and Chats/Instant Messeges’ Softwares – might affect the use of maternal languages (in this particular case, the Portuguese) and the correct learning of its rules by young users of such media, were analysed in this study. The profile of a typical user and the implicit conventions implied in the process of building messages were evaluated, as well as the communicational problems that might be felt/visible as a consequence of that use. Apart from the bibliographical research and the gathering/analysis of texts (close reading), strategies of participant and non participant observation were use in this investigation, having been made fifteen interviews (by e-mail) and sessions with six Focus Groups, with teachers and students (10th, 11th and 12th graders, between 16 and 18 years old) of the Escola Secundária de Silves – ESS (an high school from Algarve/Portugal). Concepts like language, code, sign, icon, among others, were applied to understand this “new kind of communication” – called, in a playful way (joining the words chat and “Português”) “chatês” -, having been concluded that it can be classified as an hybrid code, since it mixes particularities of users’ maternal languages, just as new characteristics, some very specific (like emoticons, smileys, abbreviations and acronyms), and even being possible to consider it as a new textual genre, according to points of view expressed by some authors.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/11013
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectCódigopt_PT
dc.subjectLínguapt_PT
dc.subjectChatpt_PT
dc.subjectSMSpt_PT
dc.subjectMSNpt_PT
dc.subjectNormapt_PT
dc.subjectConstrutivismopt_PT
dc.titleVocê fala "chatês"? chats, sms e msn: possibilidades de utilização de novos media na aprendizagem da língua maternapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.grantorUniversidade de Lisboa. Faculdade de Letras
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 12
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Moreira_Voce.pdf
Size:
6.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Moreira_Voce_2.pdf
Size:
3.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Microsoft Word - Livros e poesia SMS.pdf
Size:
128.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Microsoft Word - podcast.pdf
Size:
19.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Microsoft Word - SMS na TV.pdf
Size:
64.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: