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Interfaces pessoa-máquina em ambientes de programação logo

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Abstract(s)

Na nossa sociedade, inúmeras pessoas com de ciências físicas são muitas vezes excluídas do seu ambiente e impedidas de usufruir de condições de vida normais. Nos ambientes educativos, estes problemas acentuam-se e os alunos com limitações físicas começam a sentir frustração por não conseguirem realizar todas as tarefas impostas no meio escolar. Os ambientes virtuais surgem como uma ferramenta essencial para colmatar estas de ciências, possibilitando assim uma vida académica promissora. Com a evolução das novas tecnologias apresenta-se uma nova era da informática especializada em fornecer formas simples e e cientes de comunicação com os utilizadores. Esta dissertação tem como objectivo principal auxiliar estudantes com limita ções físicas a desenvolverem programas em ambientes de programação Logo. Para tal, foi desenvolvido um teclado virtual com características especiais denominado por LogoKeyboard. Este teclado apresenta a particularidade de ser composto por comandos de programação em Logo, havendo ainda a possibilidade de se poder utilizar um teclado alfanumérico. Uma pessoa que apresente características físicas su cientes para pressionar um simples botão, pode manipular e con gurar a interface e assim programar na linguagem Logo. Esta tecnologia assistiva foi também implementada em ambientes lúdicos de aprendizagem, nomeadamente no jogo Sudoku.

Description

Tese de dout., Engenharia Electrónica e Computação(Ciências da Computação), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010

Keywords

Ciência da computação Deficientes Linguagem de programação LOGO Teclado virtual

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