Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na nossa sociedade, inúmeras pessoas com de ciências físicas são muitas vezes
excluídas do seu ambiente e impedidas de usufruir de condições de vida normais.
Nos ambientes educativos, estes problemas acentuam-se e os alunos com limitações
físicas começam a sentir frustração por não conseguirem realizar todas as tarefas
impostas no meio escolar. Os ambientes virtuais surgem como uma ferramenta
essencial para colmatar estas de ciências, possibilitando assim uma vida académica
promissora. Com a evolução das novas tecnologias apresenta-se uma nova era da
informática especializada em fornecer formas simples e e cientes de comunicação
com os utilizadores.
Esta dissertação tem como objectivo principal auxiliar estudantes com limita
ções físicas a desenvolverem programas em ambientes de programação Logo. Para
tal, foi desenvolvido um teclado virtual com características especiais denominado por
LogoKeyboard. Este teclado apresenta a particularidade de ser composto por comandos
de programação em Logo, havendo ainda a possibilidade de se poder utilizar um
teclado alfanumérico. Uma pessoa que apresente características físicas su cientes
para pressionar um simples botão, pode manipular e con gurar a interface e assim
programar na linguagem Logo. Esta tecnologia assistiva foi também implementada
em ambientes lúdicos de aprendizagem, nomeadamente no jogo Sudoku.
Description
Tese de dout., Engenharia Electrónica e Computação(Ciências da Computação), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Ciência da computação Deficientes Linguagem de programação LOGO Teclado virtual