Publication
Contributos da arte para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em crianças em idade pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, Maria Caeiro Martins | |
dc.contributor.advisor | Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral | |
dc.contributor.author | Pascoal, Daniela Veiga | |
dc.date.accessioned | 2025-07-18T11:53:33Z | |
dc.date.available | 2025-07-18T11:53:33Z | |
dc.date.issued | 2024-11-20 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório foi efetuado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), com o intuito de obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar. O estudo foi concretizado no ano letivo 2023-2024, num jardim de infância de uma instituição privada, na localidade de Faro, o qual contou com uma amostra de 22 crianças, com cinco anos de idade. O objetivo da investigação rondou a perceção dos contributos que a exploração pedagógica de diferentes áreas artísticas pode ter no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, competências estas cada vez mais fundamentais para agir num mundo coberto de incerteza e transformação. O mesmo estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, composta pela recolha de dados a partir de observações participantes e não participantes, notas de campo, registos fotográficos e audiovisuais, produções desenvolvidas pelos participantes, e entrevistas semiestruturadas tanto à educadora cooperante, como ao grupo de crianças. Os procedimentos metodológicos são constituídos por seis situações de aprendizagem, diferidas por áreas artísticas, onde a estimulação da criatividade e imaginação, a sensibilização cultural, a observação e reflexão, a autonomia e iniciativa, a comunicação e o trabalho em equipa, são os pilares a incidir. Dessas intervenções, existe uma fase de diagnóstico e uma avaliação que permitem comparar resultados que, ao longo de todo o estudo, ressaltam um progressivo desenvolvimento do pensamento crítico e criativo das crianças participantes, através de estímulos relacionados com arte, visíveis em comentários espontâneos, sugestões e iniciativas, criações, e em diálogos e observações gradualmente mais cuidados. | por |
dc.description.abstract | The present Report was carried out as part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PES II), with the aim of obtaining a master's degree in Preschool Education. The study was conducted during the 2023-2024 academic year in a kindergarten of a private institution in Faro, involving a sample of 22 children, aged five. The research aimed to understand the contributions that the pedagogical exploration of different artistic areas can have on the development of critical and creative thinking, skills that are increasingly essential for navigating a world filled with uncertainty and transformation. This study employs a qualitative methodology, comprising data collection through participant and non-participant observations, field notes, photographic and audiovisual recordings, productions developed by the participants, and semi-structured interviews with both the cooperating educator and the group of children. The methodological procedures consist of 6 learning situations, differentiated by artistic areas, focusing on the stimulation of creativity and imagination, cultural awareness, observation and reflection, autonomy and initiative, communication, and teamwork. From these interventions, there is a diagnostic phase and an evaluation that allow for the comparison of results, which, throughout the study, highlight a progressive development of the critical and creative thinking of the participating children. This development is visible through art-related stimuli, manifested in spontaneous comments, suggestions and initiatives, creations, and in gradually more thoughtful dialogues and observations. | eng |
dc.identifier.tid | 203876440 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/27455 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação artística | |
dc.subject | Pensamento crítico | |
dc.subject | Pensamento criativo | |
dc.title | Contributos da arte para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em crianças em idade pré-escolar | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |