Repository logo
 
Publication

Estilos de aprendizagem de estudantes de enfermagem do 1º ciclo de estudos: a influência da família e dos estilos de vida na forma preferencial de aprender

dc.contributor.advisorNave, Filipe Gamboa
dc.contributor.authorBranco, Nuno Sérgio Machado Domingues
dc.date.accessioned2013-09-30T09:10:23Z
dc.date.available2013-09-30T09:10:23Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido visando determinar e analisar a influência da Cultura Organizacional da Família e dos Estilos de Vida nos Estilos de Aprendizagem dos Estudantes do 1º Ciclo de Estudos de Enfermagem. Estudo de cariz quantitativo realizado a 331 indivíduos. O instrumento de colheita de dados foi constituído pela caracterização sócio-demográfica dos sujeitos em estudo, pelo Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem, o Inventário da Cultura Organizacional da Família e o Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde “O Meu Estilo de Vida”. Os sujeitos em estudo manifestaram uma preferência pelo Estilo Reflexivo, seguido pelo Estilo Teórico. Concluiu-se haver relação estatisticamente significativa entre o Estilo de Aprendizagem Reflexivo e o Ano de Curso, a Profissão do Pai e o Rendimento do Agregado Familiar e entre o Estilo de Aprendizagem Activo o Ano de Curso e o Local de Residência. Verificou-se que o estilo preferencial de aprender é sensível à Cultura da Família, reforçando o papel da Família como matriz dos processos de aprendizagem, relacionando-se também com o Estilo de Vida, realçando a ideia de estratégias de intervenção centradas no indivíduo e na Família. Observou-se também, uma relação significativa entre os Estilos de Vida e os Estilos de Aprendizagem. Reconhecer o estilo preferencial de aprender poderá ser fundamental no desenvolvimento de ambientes propiciadores da aprendizagem. O reconhecimento de estilos menos desenvolvidos obriga a estratégias que promovam o seu desenvolvimento expandindo a capacidade de aprender em qualquer ambiente de aprendizagem. Fica evidenciada a relação entre o estilo de vida e o desenvolvimento de hábitos e estratégias de aprendizagem reguladas pelos contextos, ficando patente que qualquer um destes processos se inicia no seio da família, matriz da aprendizagem humana, onde o indivíduo desenvolve a sua identidade, adquirindo os padrões de comportamento fundamentais para o seu desempenho em sociedade.por
dc.identifier.otherAUT: NSB02056;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/2932
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstilos de aprendizagempor
dc.subjectCultura organizacional da famíliapor
dc.subjectEstilos de vidapor
dc.subjectEstudantes de enfermagempor
dc.titleEstilos de aprendizagem de estudantes de enfermagem do 1º ciclo de estudos: a influência da família e dos estilos de vida na forma preferencial de aprenderpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Educação e Formação de Adultospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado Sérgio Branco.pdf
Size:
2.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: