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Authors
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Abstract(s)
Esta investigação teve como objetivo compreender e descrever o bem-estar na
hotelaria de cinco estrelas através da ação das chefias promotoras de bem-estar.
Foi analisado o conceito de liderança, entendido como um processo de
influência social mútuo entre líder e liderado, considerado como um fenómeno
transversal às organizações humanas, construído no seio do grupo numa dinâmica
relacional e num diálogo permanente entre génese e estrutura, ação e investigação. Foi
igualmente analisado o conceito de bem-estar entendido como um constructo subjetivo
multidisciplinar complexo percecionado pelo indivíduo, segundo critérios padronizados
e avaliados somente por este, que integra uma componente cognitiva e uma componente
afetiva, constituindo um fenómeno social estudado ao nível do indivíduo e da
organização.
Foram descritas as teorias da liderança e do bem-estar contemporâneas,
apresentadas e desenvolvidas numa perspetiva de evolução histórica e de contributo
mútuo para o enriquecimento da relevância social dos indivíduos nas organizações,
salientando-se as teorias da liderança cujo quadro teórico nos leva à compreensão do
objetivo da investigação, bem como as teorias da motivação e espiritualidade no
trabalho.
Por forma a diferenciar as perceções que os colaboradores apresentam dos
chefes que promovem e dos que não promovem o bem-estar, foi utilizada a teoria dos
constructos de George Kelly possibilitando a utilização de um questionário
administrado a colaboradores de seis hotéis de cinco estrelas no Algarve.
Foram validados para análise estatística 439 questionários e realizadas 33
entrevistas a chefias promotoras e não promotoras de bem-estar, tratadas por análise de
conteúdo tendo em conta a obtenção da objetividade necessária para a interpretação do
discurso das chefias retendo as principais diferenças entre os dois grupos. Os resultados mostraram que a liderança promotora de bem-estar se constrói
em torno de duas dimensões – competências relacionais e competências da tarefa. As
entrevistas às chefias comprovaram estes resultados na medida em que ficou
demonstrado que as chefias promotoras de bem-estar e não promotoras de bem-estar
apresentam diferenças significativas quanto à forma como constroem e desempenham o
seu papel.
Este trabalho contribuiu para a compreensão da liderança e do bem-estar na
hotelaria de cinco estrelas, mostrando que a liderança promotora de bem-estar é um
processo interpessoal, de transparência relacional e influência organizacional, orientado
para o desempenho organizacional focalizado no autodesenvolvimento dos
colaboradores.
Description
Keywords
Turismo Hotelaria Bem-estar Liderança Competências relacionais