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Liderança e bem-estar: o caso da hotelaria de cinco estrelas no Algarve

dc.contributor.advisorMendes, Júlio
dc.contributor.advisorMonteiro, Ileana Pardal
dc.contributor.authorMessias, Fernando Brás
dc.date.accessioned2015-09-28T15:11:23Z
dc.date.available2015-09-28T15:11:23Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivo compreender e descrever o bem-estar na hotelaria de cinco estrelas através da ação das chefias promotoras de bem-estar. Foi analisado o conceito de liderança, entendido como um processo de influência social mútuo entre líder e liderado, considerado como um fenómeno transversal às organizações humanas, construído no seio do grupo numa dinâmica relacional e num diálogo permanente entre génese e estrutura, ação e investigação. Foi igualmente analisado o conceito de bem-estar entendido como um constructo subjetivo multidisciplinar complexo percecionado pelo indivíduo, segundo critérios padronizados e avaliados somente por este, que integra uma componente cognitiva e uma componente afetiva, constituindo um fenómeno social estudado ao nível do indivíduo e da organização. Foram descritas as teorias da liderança e do bem-estar contemporâneas, apresentadas e desenvolvidas numa perspetiva de evolução histórica e de contributo mútuo para o enriquecimento da relevância social dos indivíduos nas organizações, salientando-se as teorias da liderança cujo quadro teórico nos leva à compreensão do objetivo da investigação, bem como as teorias da motivação e espiritualidade no trabalho. Por forma a diferenciar as perceções que os colaboradores apresentam dos chefes que promovem e dos que não promovem o bem-estar, foi utilizada a teoria dos constructos de George Kelly possibilitando a utilização de um questionário administrado a colaboradores de seis hotéis de cinco estrelas no Algarve. Foram validados para análise estatística 439 questionários e realizadas 33 entrevistas a chefias promotoras e não promotoras de bem-estar, tratadas por análise de conteúdo tendo em conta a obtenção da objetividade necessária para a interpretação do discurso das chefias retendo as principais diferenças entre os dois grupos. Os resultados mostraram que a liderança promotora de bem-estar se constrói em torno de duas dimensões – competências relacionais e competências da tarefa. As entrevistas às chefias comprovaram estes resultados na medida em que ficou demonstrado que as chefias promotoras de bem-estar e não promotoras de bem-estar apresentam diferenças significativas quanto à forma como constroem e desempenham o seu papel. Este trabalho contribuiu para a compreensão da liderança e do bem-estar na hotelaria de cinco estrelas, mostrando que a liderança promotora de bem-estar é um processo interpessoal, de transparência relacional e influência organizacional, orientado para o desempenho organizacional focalizado no autodesenvolvimento dos colaboradores.por
dc.identifier.tid101301774
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6839
dc.language.isoporpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectCompetências relacionaispor
dc.titleLiderança e bem-estar: o caso da hotelaria de cinco estrelas no Algarvepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineTurismopor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapt_PT
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Turismopor

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TESE DOUTORAMENTO - LIDERANÇA E BEM-ESTAR NA HOTELARIA DE CINCO ESTRELAS NO ALGARVE - NOVEMBRO 20141.pdf
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