Publication
A alegoria histórica nos filmes de viagem de Manoel de Oliveira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Soares, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Santos, Wiliam Pianco dos | |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T11:53:02Z | |
dc.date.available | 2018-09-17T11:53:02Z | |
dc.date.issued | 2018-03-22 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Esta investigação defende que uma análise temática, formal e conceitualmente centrada sobre O Sapato de Cetim (1985), Non, ou a Vã Glória de Mandar (1990), Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Palavra e Utopia (2000), Um Filme Falado (2003) e Cristóvão Colombo – O Enigma (2007), títulos da autoria do cineasta português Manoel de Oliveira, pode sustentar a configuração desse conjunto fílmico enquanto corpus. À seleção em causa propõe-se a denominação filmes de viagem de Manoel de Oliveira. Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira são caracterizados por enredos que abordam episódios passados da história global, com ênfase sobre a história portuguesa, para que, por meio do uso da alegoria histórica como recurso narrativo, possam refletir acerca da atualidade geopolítica mundial, com especial atenção sobre o contemporâneo nacional. Nos títulos que compõem os filmes de viagem de Manoel de Oliveira, sustenta-se, há recorrentemente a presença de narrativas de viagem, nas quais destaca-se a interação entre a crítica da imagem eurocêntrica como modo de compreensão da história (nacional ou mundial) e a defesa dos feitos portugueses como contribuição fundamental para a globalização planetária. O presente trabalho argumenta que o discurso narrativo dos filmes de viagem de Manoel de Oliveira está constituído filme a filme, em diálogo permanente e complementar entre os enredos em causa, em razão de uma mensagem alegórica que relaciona passado e presente, bem como a partir do proveito de narrativas de viagem e do embate entre a crítica ao discurso eurocêntrico e o elogio à diferença portuguesa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101439091 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10817 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Manoel de Oliveira | pt_PT |
dc.subject | Filmes de viagem de Manoel de Oliveira | pt_PT |
dc.subject | Alegoria histórica | pt_PT |
dc.subject | Narrativas de viagem | pt_PT |
dc.subject | Crítica da imagem eurocêntrica | pt_PT |
dc.subject | Diferença portuguesa | pt_PT |
dc.title | A alegoria histórica nos filmes de viagem de Manoel de Oliveira | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Doutor | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A ALEGORIA HISTÓRICA NOS FILMES DE VIAGEM DE MANOEL DE OLIVEIRA - Wiliam Pianco dos Santos.pdf
- Size:
- 1.65 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: