Repository logo
 
Publication

A alegoria histórica nos filmes de viagem de Manoel de Oliveira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Ana Isabel
dc.contributor.authorSantos, Wiliam Pianco dos
dc.date.accessioned2018-09-17T11:53:02Z
dc.date.available2018-09-17T11:53:02Z
dc.date.issued2018-03-22
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEsta investigação defende que uma análise temática, formal e conceitualmente centrada sobre O Sapato de Cetim (1985), Non, ou a Vã Glória de Mandar (1990), Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Palavra e Utopia (2000), Um Filme Falado (2003) e Cristóvão Colombo – O Enigma (2007), títulos da autoria do cineasta português Manoel de Oliveira, pode sustentar a configuração desse conjunto fílmico enquanto corpus. À seleção em causa propõe-se a denominação filmes de viagem de Manoel de Oliveira. Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira são caracterizados por enredos que abordam episódios passados da história global, com ênfase sobre a história portuguesa, para que, por meio do uso da alegoria histórica como recurso narrativo, possam refletir acerca da atualidade geopolítica mundial, com especial atenção sobre o contemporâneo nacional. Nos títulos que compõem os filmes de viagem de Manoel de Oliveira, sustenta-se, há recorrentemente a presença de narrativas de viagem, nas quais destaca-se a interação entre a crítica da imagem eurocêntrica como modo de compreensão da história (nacional ou mundial) e a defesa dos feitos portugueses como contribuição fundamental para a globalização planetária. O presente trabalho argumenta que o discurso narrativo dos filmes de viagem de Manoel de Oliveira está constituído filme a filme, em diálogo permanente e complementar entre os enredos em causa, em razão de uma mensagem alegórica que relaciona passado e presente, bem como a partir do proveito de narrativas de viagem e do embate entre a crítica ao discurso eurocêntrico e o elogio à diferença portuguesa.pt_PT
dc.identifier.tid101439091pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10817
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectManoel de Oliveirapt_PT
dc.subjectFilmes de viagem de Manoel de Oliveirapt_PT
dc.subjectAlegoria históricapt_PT
dc.subjectNarrativas de viagempt_PT
dc.subjectCrítica da imagem eurocêntricapt_PT
dc.subjectDiferença portuguesapt_PT
dc.titleA alegoria histórica nos filmes de viagem de Manoel de Oliveirapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelDoutor
thesis.degree.nameDoutoramento em Comunicação, Cultura e Artespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A ALEGORIA HISTÓRICA NOS FILMES DE VIAGEM DE MANOEL DE OLIVEIRA - Wiliam Pianco dos Santos.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: