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Como se processa e fomenta motivacionalmente o envolvimento dos docentes na formação contínua?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Cátia | |
dc.contributor.advisor | Jesus, Maria Eugénia Baptista de | |
dc.contributor.author | Campos, Isabel Martins Domingos | |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T10:53:27Z | |
dc.date.available | 2024-04-30T10:53:27Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.description.abstract | Este estudo pretende explorar o processo motivacional e respetivo envolvimento dos docentes no(s) seu(s) percurso de formação contínua. Considerando a importância gradual que a Teoria da Autodeterminação tem vindo a ter no campo da educação, nome-adamente em processos subjacentes aos docentes, os construtos centrais, neste domínio, serão a promoção ou suporte à autonomia, a satisfação das necessidades psicológicas bá-sicas, a autorregulação e as aspirações na frequência e envolvimento na formação contí-nua. Pretende-se, assim, promover a análise e compreensão destes fatores (i.e., satisfação das necessidades psicológicas básicas, aspirações e autorregulação motivacional) ao nível da formação contínua em docentes da região do Algarve. O trabalho foi desenvolvido atendendo a dois estudos interrelacionados, com di-ferentes tipos de investigação: 1) estudo por questionário, dirigido a docentes, para carac-terização individual e profissional, bem como com avaliação dos domínios em estudo (i.e., motivação e aspirações); e 2) grupo focal com grupo especializado, composto por diretores dos diferentes Centros de Formação do Algarve, por forma a sistematizar e re-fletir em torno do envolvimento e satisfação dos docentes. Participaram neste estudo 271 docentes (estudo I) a exercer no Algarve, sendo 55 do sexo masculino e 216 do sexo feminino, com idades entre os 24 e os 67 anos, agregados aos Centros de Formação do Algarve, seguindo-se (estudo II) de uma amostra de 5 parti-cipantes (1 de cada Centro de Formação do Algarve), a orientadora e a coorientadora. O estudo refere que são as mulheres quem se perceciona como mais competentes e com um maior relacionamento entre pares. Enquanto a idade, o reconhecimento profis-sional, as regulações intrínsecas e identificada se destacam como preditores mais negati-vos. Assim, aponta para um envolvimento motivacional dos docentes no seu processo de formação contínua e varia em função do contexto, das Necessidades Psicológicas Básicas e dos estilos regulatórios de cada indivíduo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study intends to explore the motivational process and respective involve-ment of teachers in their continuous training path. Considering the gradual importance that the Theory of Self-Determination has come to have in the field of education, namely in processes underlying teachers, the central constructs in this domain will be the promo-tion or support of autonomy, the satisfaction of basic psychological needs, self-regulation and aspirations in attendance and involvement in continuous training. It is intended, there-fore, to promote the analysis and understanding of these factors (ie, satisfaction of basic psychological needs, aspirations and motivational self-regulation) at the level of contin-uous training of teachers in the Algarve region. The work was developed taking into account two interrelated studies, with dif-ferent types of investigation: 1) study by questionnaire, directed at teachers, for individual and professional characterization, as well as with evaluation of the domains under study (ie, motivation and aspirations); and 2) a focus group with a specialized group, made up of directors from different Training Centers in the Algarve, in order to systematize and reflect on the involvement and satisfaction of teachers. A total of 271 teachers participated in this study (study I) working in the Al-garve, 55 male and 216 female, aged between 24 and 67 years old, working at Training Centers in the Algarve, followed by (study II) from a sample of 5 participants (1 from each Training Center in the Algarve), the supervisor and the co-supervisor. The study states that it is women who perceive themselves as more competent and with a greater relationship between peers. While age, professional recognition, intrinsic and identified regulations stand out as more negative predictors. Thus, it points to a motiva-tional involvement of teachers in their continuous training process and varies according to the context, Basic Psychological Needs and regulatory styles of each individual. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203498178 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/20676 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Funcionamento motivacional | pt_PT |
dc.subject | Teoria da autodeterminação | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.title | Como se processa e fomenta motivacionalmente o envolvimento dos docentes na formação contínua? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão e Administração Escolar | pt_PT |