Repository logo
 
Publication

Perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorHorta, Maria Helena Martins da Cruz
dc.contributor.authorViegas, Maria da Graça Dias Luísa
dc.date.accessioned2018-03-06T14:59:28Z
dc.date.available2018-03-06T14:59:28Z
dc.date.issued2017-12-04
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve
dc.description.abstractO presente estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objetivo conhecer as representações e expetativas de uma equipa multidisciplinar, no que respeita às perturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco, bem como a forma como esta valoriza esta temática e as estratégias que utiliza, objetivando a sua promoção, o bem-estar e o sucesso educativo das crianças. Tendo em vista o objetivo delineado, utilizámos como instrumento de recolha de dados a técnica da entrevista semiestruturada. Desta forma, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete elementos da equipa multidisciplinar de técnicos, de uma instituição de acolhimento temporário no Algarve. Foi entrevistada uma Educadora de Infância, uma Professora do Primeiro Ciclo, uma Professora de Educação Especial, uma Psicóloga, uma Terapeuta da Fala, uma Terapeuta Ocupacional e uma Fisioterapeuta. À data do estudo, a Educadora de Infância desempenhava as suas funções docentes com um grupo de crianças de 5/6 anos, a Professora do Primeiro Ciclo com um grupo de 1º ano, a Professora de Educação Especial com crianças com necessidades educativas especiais, do grupo de 1º ano e outras. As restantes técnicas intervinham com crianças desde bebés até aos 9/10 anos de idade. O estudo revela que todas as técnicas entrevistadas valorizam o desenvolvimento da linguagem oral como fator facilitador da interação social, do acesso ao conhecimento em todas as áreas, do bem-estar da criança e do sucesso educativo. Evidenciam ainda o papel da estimulação e a importância de um ambiente favorecedor do desenvolvimento da linguagem oral e escrita. No que concerne à importância de um trabalho em equipa multidisciplinar para a promoção do desenvolvimento da criança, sobressai a ideia de que este é crucial, pois quanto mais diferenciada for a intervenção, mais se promove a criança.pt_PT
dc.identifier.tid201830620pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10413
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagem oralpt_PT
dc.subjectCrianças em riscopt_PT
dc.subjectEquipa multidisciplinarpt_PT
dc.subjectIntervenção precocept_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.titlePerturbações do desenvolvimento da linguagem oral em crianças em risco: representações e expetativas de uma equipa multidisciplinarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEMORAL EM CRIANÇAS.pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos.pdf
Size:
293.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apêndices.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: