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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho investiga a eventual relação entre a adaptabilidade de carreira,
personalidade, interesses vocacionais e vivências académicas. Procuramos, assim,
analisar as relações entre variáveis pessoais, em particular variáveis de natureza
vocacional, variáveis de natureza pessoal, bem como algumas variáveis motivacionais,
como os motivos atribuídos à escolha do curso, com a adaptabilidade de carreira de
estudantes do Ensino Superior da área de Saúde. Foram inquiridos 560 estudantes dos 1º,
2º, 3º e 4º anos de formação, de todo o país, de diferentes cursos na área de Saúde e de
diferentes instituições de Ensino Superior. Para a avaliação das variáveis em estudo
utilizámos o Inventário de Interesses Vocacionais (Ferreira & Hood, 1995), na sua versão
reduzida (Vieira & Ferreira, 2006), o BFI-10-PT (Ribeiro-Aguiar & Aguiar, 2008), o
Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-R, Almeida et
al.,1999, 2003; Soares et al., 2006) e; a Escala de Adaptabilidade de Carreira (CAAS,
Duarte et al., 2012). Os resultados obtidos revelaram relações significativas entre os
recursos da adaptabilidade de carreira e as dimensões do modelo de personalidade dos
Cinco Fatores (Five Factor Model, FFM), destacando-se a conscienciosidade, que se
correlaciona com todas os recursos da adaptabilidade. Os resultados sugerem que os
fatores pessoais de natureza vocacional e a personalidade, as vivências académicas são as
variáveis preditoras mais relevantes da adaptabilidade de carreira dos estudantes.
Description
Tese de Doutoramento, Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Adaptabilidade de carreira Interesses Personalidade Vivências académicas