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A atribuição de significado a escolha de carreira: os “quês” e os “porquês” de alunos do ensino superior da área de saúde
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Jesus, Saul | |
dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
dc.contributor.author | Dionísio, Mónica Pó Catalão | |
dc.date.accessioned | 2016-06-14T10:44:09Z | |
dc.date.available | 2016-06-14T10:44:09Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Tese de Doutoramento, Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 | pt_PT |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a eventual relação entre a adaptabilidade de carreira, personalidade, interesses vocacionais e vivências académicas. Procuramos, assim, analisar as relações entre variáveis pessoais, em particular variáveis de natureza vocacional, variáveis de natureza pessoal, bem como algumas variáveis motivacionais, como os motivos atribuídos à escolha do curso, com a adaptabilidade de carreira de estudantes do Ensino Superior da área de Saúde. Foram inquiridos 560 estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º anos de formação, de todo o país, de diferentes cursos na área de Saúde e de diferentes instituições de Ensino Superior. Para a avaliação das variáveis em estudo utilizámos o Inventário de Interesses Vocacionais (Ferreira & Hood, 1995), na sua versão reduzida (Vieira & Ferreira, 2006), o BFI-10-PT (Ribeiro-Aguiar & Aguiar, 2008), o Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-R, Almeida et al.,1999, 2003; Soares et al., 2006) e; a Escala de Adaptabilidade de Carreira (CAAS, Duarte et al., 2012). Os resultados obtidos revelaram relações significativas entre os recursos da adaptabilidade de carreira e as dimensões do modelo de personalidade dos Cinco Fatores (Five Factor Model, FFM), destacando-se a conscienciosidade, que se correlaciona com todas os recursos da adaptabilidade. Os resultados sugerem que os fatores pessoais de natureza vocacional e a personalidade, as vivências académicas são as variáveis preditoras mais relevantes da adaptabilidade de carreira dos estudantes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101385552 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8407 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Adaptabilidade de carreira | pt_PT |
dc.subject | Interesses | pt_PT |
dc.subject | Personalidade | pt_PT |
dc.subject | Vivências académicas | pt_PT |
dc.title | A atribuição de significado a escolha de carreira: os “quês” e os “porquês” de alunos do ensino superior da área de saúde | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
thesis.degree.level | Doutor | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Psicologia | pt_PT |