Publication
Perímetro e área de figuras planas no 2.º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, António | |
dc.contributor.advisor | Costa, Cristolinda Maria Santos Almeida | |
dc.contributor.author | Pereira, Marta Cristina Varela | |
dc.date.accessioned | 2016-05-23T15:20:52Z | |
dc.date.available | 2016-05-23T15:20:52Z | |
dc.date.issued | 2016-04-04 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório assume-se como um processo de reflexão e introspeção crítica, consciente e pessoal de todo um percurso profissional que tem vindo a ser vivenciado e desenvolvido enquanto docente. Apresentando como tema Perímetro e Área de Figuras Planas no 2.º Ciclo do Ensino Básico, incluí também uma secção de natureza investigativa nascida da necessidade de responder de uma forma fundamentada a questões relacionadas com os processos de ensino e de aprendizagem destas duas grandezas. Para o efeito, aplicaram-se instrumentos metodológicos relacionados com uma metodologia de cariz, simultaneamente, quantitativo e qualitativo (questionário e entrevista semiestruturada) a uma turma do 6.º ano de escolaridade, no intuito de conhecer e caracterizar as aprendizagens matemáticas mobilizadas pelos alunos na resolução de tarefas e problemas relacionados com a determinação das grandezas supracitadas. Mais concretamente, visou-se a recolha de evidências ao nível das (i) dificuldades apresentadas na determinação do perímetro e da área de figuras planas; (ii) conceções referentes ao cálculo do perímetro e da área de figuras planas e (iii) identificação das estratégias mobilizadas pelos alunos. Os resultados obtidos colocam em evidência dificuldades e/ou limitações ao nível da distinção entre o perímetro e a área; associação da unidade de medida à grandeza; cálculo do resultado de operações aritméticas; dificuldades inerentes à compreensão de enunciados e/ou ausência dos conhecimentos relativos à determinação das grandezas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202175049 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8320 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Perímetro | pt_PT |
dc.subject | Área | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.subject | Medida | pt_PT |
dc.subject | Estratégias e dificuldades de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Perímetro e área de figuras planas no 2.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |