Repository logo
 
Publication

Perímetro e área de figuras planas no 2.º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.advisorCosta, Cristolinda Maria Santos Almeida
dc.contributor.authorPereira, Marta Cristina Varela
dc.date.accessioned2016-05-23T15:20:52Z
dc.date.available2016-05-23T15:20:52Z
dc.date.issued2016-04-04
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório assume-se como um processo de reflexão e introspeção crítica, consciente e pessoal de todo um percurso profissional que tem vindo a ser vivenciado e desenvolvido enquanto docente. Apresentando como tema Perímetro e Área de Figuras Planas no 2.º Ciclo do Ensino Básico, incluí também uma secção de natureza investigativa nascida da necessidade de responder de uma forma fundamentada a questões relacionadas com os processos de ensino e de aprendizagem destas duas grandezas. Para o efeito, aplicaram-se instrumentos metodológicos relacionados com uma metodologia de cariz, simultaneamente, quantitativo e qualitativo (questionário e entrevista semiestruturada) a uma turma do 6.º ano de escolaridade, no intuito de conhecer e caracterizar as aprendizagens matemáticas mobilizadas pelos alunos na resolução de tarefas e problemas relacionados com a determinação das grandezas supracitadas. Mais concretamente, visou-se a recolha de evidências ao nível das (i) dificuldades apresentadas na determinação do perímetro e da área de figuras planas; (ii) conceções referentes ao cálculo do perímetro e da área de figuras planas e (iii) identificação das estratégias mobilizadas pelos alunos. Os resultados obtidos colocam em evidência dificuldades e/ou limitações ao nível da distinção entre o perímetro e a área; associação da unidade de medida à grandeza; cálculo do resultado de operações aritméticas; dificuldades inerentes à compreensão de enunciados e/ou ausência dos conhecimentos relativos à determinação das grandezas.pt_PT
dc.identifier.tid202175049
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8320
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerímetropt_PT
dc.subjectÁreapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectMedidapt_PT
dc.subjectEstratégias e dificuldades de aprendizagempt_PT
dc.titlePerímetro e área de figuras planas no 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES Marta Pereira 2015.pdf
Size:
8.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: