Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objectivo deste estudo é compreender de que modo os alunos
desenvolvem a sua actividade de modelação matemática quando esta tem por base um
trabalho experimental que lhes permita lidar de forma activa com problemas e questões
ligadas ao real. Assim, formulei a seguinte questão geral:
Como se caracteriza a actividade de modelação matemática dos alunos em
problemas da realidade que envolvem situações de experimentação e manipulação de
objectos concretos?
Foram definidas as seguintes sub-questões orientadoras do estudo:
1) De que forma a experimentação, através da manipulação de objectos concretos,
ajuda os alunos a descobrir a matemática envolvida num problema da realidade
e a representá-la na forma de modelos matemáticos?
2) Quais as rotas, dentro do ciclo da modelação matemática, que os alunos
percorrem desde o modelo manipulativo (tangível) até à fase do modelo
matemático, vistas através de duas teorias: a Perspectiva de Modelos e
Modelação (MMP) e a Educação Matemática Realista (RME)?
O referencial teórico assenta na análise e discussão da Educação Matemática
Realística e da Perspectiva de Modelos e Modelação, no sentido de articular estas duas
teorias, tendo em conta aspectos teóricos relativos à matemática experimental.
O estudo foi realizado a partir de uma intervenção pedagógica em sala de aula, em
duas turmas de 9.º ano, das quais era professora. A metodologia adoptada foi a
investigação-acção, tratando-se de uma investigação sobre a própria prática. O trabalho
desenvolvido pelos alunos, na sala de aula, foi registado em vídeo e áudio e foram
recolhidos os relatórios produzidos pelos alunos.
As principais conclusões obtidas vão ao encontro da complementaridade das duas
teorias e conduziram à proposta um novo tipo de actividades de modelação chamadas
Actividades Realísticas Geradoras de Modelos, que agrupa as principais
potencialidades, tanto da Educação Matemática Realística como da Perspectiva de
Modelos e Modelação, com recurso à matemática experimental.
Description
Dissertação de mest., Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Modelos matemáticos Educação matemática realística Perspectiva de modelos e modelação Matemática experimental Actividades realísticas Geradoras de Modelos Investigação-acção