Repository logo
 
Publication

Personagens que saem e que entram no ecrã. Interatividade e cinema

dc.contributor.authorCosta, Susana
dc.contributor.authorSilva, Bruno
dc.date.accessioned2017-03-21T13:23:24Z
dc.date.available2017-03-21T13:23:24Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se analisar aspetos relativos a processos de interação nas relações entre espetador e personagem cinematográfica. Quando,em 1903,Justus D. Barnes, dispara o seu revólver na direção do público, inaugura uma longa tradição de chamamento do espetador para um papel mais ativo na narrativa fílmica. Neste sentido, dividimos em dois momentos este estudo: um primeiro,onde serão identificados alguns exemplos de filmes em que as personagens abandonam uma narrativa agrilhoada ao ecrã e procuram, explicitamente, o espetador, umas vezes através de estratégias morfológicas,outras através de soluções técnicas e/ou tecnológicas; e um segundo momento, que aprofundaessas possibilidades tecnológicas e, ao invés de ir ao encontro do espetador, prefere seduzi-lo e guiá-lo para dentro da narrativa. Nesta fase, encontramos diferentes níveis de interatividade homem-máquina, onde o espetador tem algum poder de decisão sobre a narrativa. A estrutura linear pré-definida tende a esbater-se e a ideia de imersão na narrativa ganha uma nova dimensão. Na última parte do artigo,visitaremos mais de perto um caso concreto: o filme interativo Neblina, o primeiro filme da trilogiaOs Caminhos que se bifurcamque procura transferir o espetador, através de um processo de imersão, de um nível extradiagético para um nível intradiagético.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-85-7826-262-4
dc.identifier.otherAUT: BSI01713;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9101
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.titlePersonagens que saem e que entram no ecrã. Interatividade e cinemapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage397pt_PT
oaire.citation.startPage377pt_PT
oaire.citation.titlePoéticas Contemporâneaspt_PT
person.familyNameMendes da Silva
person.givenNameBruno
person.identifier.ciencia-id4E1C-88E4-3670
person.identifier.orcid0000-0003-3207-5667
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8f3fd331-c79e-451b-9350-f78bf58b8ab8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8f3fd331-c79e-451b-9350-f78bf58b8ab8

Files