dc.contributor.author | Costa, Susana | |
dc.contributor.author | Silva, Bruno | |
dc.date.accessioned | 2017-03-21T13:23:24Z | |
dc.date.available | 2017-03-21T13:23:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe-se analisar aspetos relativos a processos de interação nas relações entre espetador e personagem cinematográfica. Quando,em 1903,Justus D. Barnes, dispara o seu revólver na direção do público, inaugura uma longa tradição de chamamento do espetador para um papel mais ativo na narrativa fílmica. Neste sentido, dividimos em dois momentos este estudo: um primeiro,onde serão identificados alguns exemplos de filmes em que as personagens abandonam uma narrativa agrilhoada ao ecrã e procuram, explicitamente, o espetador, umas vezes através de estratégias morfológicas,outras através de soluções técnicas e/ou tecnológicas; e um segundo momento, que aprofundaessas possibilidades tecnológicas e, ao invés de ir ao encontro do espetador, prefere seduzi-lo e guiá-lo para dentro da narrativa. Nesta fase, encontramos diferentes níveis de interatividade homem-máquina, onde o espetador tem algum poder de decisão sobre a narrativa. A estrutura linear pré-definida tende a esbater-se e a ideia de imersão na narrativa ganha uma nova dimensão. Na última parte do artigo,visitaremos mais de perto um caso concreto: o filme interativo Neblina, o primeiro filme da trilogiaOs Caminhos que se bifurcamque procura transferir o espetador, através de um processo de imersão, de um nível extradiagético para um nível intradiagético. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-262-4 | |
dc.identifier.other | AUT: BSI01713; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9101 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Interatividade | pt_PT |
dc.subject | Cinema | pt_PT |
dc.title | Personagens que saem e que entram no ecrã. Interatividade e cinema | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 397 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 377 | pt_PT |
oaire.citation.title | Poéticas Contemporâneas | pt_PT |
person.familyName | Mendes da Silva | |
person.givenName | Bruno | |
person.identifier.ciencia-id | 4E1C-88E4-3670 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3207-5667 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8f3fd331-c79e-451b-9350-f78bf58b8ab8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8f3fd331-c79e-451b-9350-f78bf58b8ab8 |