Publication
O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad
dc.contributor.author | Bidarra, José | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Mauro | |
dc.contributor.author | Valadas, Sandra T. | |
dc.contributor.author | Vilhena, Carla | |
dc.date.accessioned | 2013-10-10T13:27:05Z | |
dc.date.available | 2013-10-10T13:27:05Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Perante a disseminação global de poderosas plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos)que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas,construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”. O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, para constituir um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto. | por |
dc.identifier.issn | 978-989-8557-08-7 | |
dc.identifier.other | AUT: MFI01071; SVA01353; CVI01588 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3053 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | DeFacto Editores | por |
dc.title | O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santo Tirso | por |
oaire.citation.endPage | 109 | por |
oaire.citation.startPage | 83 | por |
oaire.citation.title | Aprender na era digital: jogos e mobile-learning | por |
person.familyName | Figueiredo | |
person.familyName | Valadas | |
person.familyName | Vilhena | |
person.givenName | Mauro | |
person.givenName | Sandra | |
person.givenName | Carla | |
person.identifier.ciencia-id | 2F1E-E93D-B252 | |
person.identifier.ciencia-id | B110-DAAC-D3B9 | |
person.identifier.ciencia-id | 221C-2886-D7E0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9394-4868 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0531-8064 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5524-5174 | |
person.identifier.scopus-author-id | 22333823900 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56353233400 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
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