Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
444.37 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Perante a disseminação global de poderosas plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos)que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas,construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”.
O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, para
constituir um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto.
Description
Keywords
Citation
Publisher
DeFacto Editores