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1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de Hollywood
dc.contributor.advisor | Tavares, Mirian | |
dc.contributor.author | Carrega, Jorge Manuel Neves | |
dc.date.accessioned | 2015-09-08T08:30:18Z | |
dc.date.available | 2015-09-08T08:30:18Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho, investiga as origens históricas e as características formais do maneirismo de Hollywood, através de uma análise da produção cinematográfica dos estúdios de Hollywood, entre o final da década de 1920 e o fim do chamado studio system (em meados da década de 1960). Tal como o maneirismo histórico, o maneirismo hollywoodiano constitui um fenómeno artístico complexo e contraditório, cujas origens remontam ao estilo germânico introduzido no cinema dos estúdios em final dos anos vinte, por cineastas europeus como F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian e James Whale. Tendo eclodido no final da II Guerra Mundial, período que assinala o início crise do sistema social, cultural e industrial que havia originado o cinema clássico, o maneirismo de Hollywood nasceu de uma consciência do cinema em relação ao seu passado. Obrigado a concorrer com a chamada “modernidade” cinematográfica europeia e com a ficção televisiva (que se apropriara do modelo clássico), o cinema de Hollywood explorou novos temas e géneros cinematográficos e investiu na exibição da técnica e do aparato tecnológico, forçando os limites do paradigma clássico, através de uma retórica de efeitos maneiristas que, não implicando um corte radical com o classicismo, representou uma clara tentativa de renovação formal, levada a cabo por cineastas como Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen e Jerry Lewis. A coexistência de varias correntes estéticas no cinema do pós-guerra (1945-1968), período em que, a par das últimas grandes obras clássicas, o maneirismo enquanto manifestação estética emergiu como modelo dominante, permite-nos concluir que o chamado cinema “clássico” (do estúdios de Hollywood) incluiu também, desde cedo, um cinema maneirista. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.identifier.tid | 101289596 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/6732 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Período clássico | por |
dc.subject | Hollywood | por |
dc.subject | Maneirismo | por |
dc.subject | Estúdios de produção | por |
dc.title | 1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de Hollywood | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Carrega | |
person.givenName | Jorge | |
person.identifier.ciencia-id | 1C18-48AC-ECE7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0797-8891 | |
person.identifier.rid | O-5622-2014 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 99e594f2-76c1-4e35-b9e5-44beaaa99cc2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 99e594f2-76c1-4e35-b9e5-44beaaa99cc2 | |
thesis.degree.discipline | Comunicação, Cultura e Artes | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes | por |
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