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1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de Hollywood

dc.contributor.advisorTavares, Mirian
dc.contributor.authorCarrega, Jorge Manuel Neves
dc.date.accessioned2015-09-08T08:30:18Z
dc.date.available2015-09-08T08:30:18Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente trabalho, investiga as origens históricas e as características formais do maneirismo de Hollywood, através de uma análise da produção cinematográfica dos estúdios de Hollywood, entre o final da década de 1920 e o fim do chamado studio system (em meados da década de 1960). Tal como o maneirismo histórico, o maneirismo hollywoodiano constitui um fenómeno artístico complexo e contraditório, cujas origens remontam ao estilo germânico introduzido no cinema dos estúdios em final dos anos vinte, por cineastas europeus como F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian e James Whale. Tendo eclodido no final da II Guerra Mundial, período que assinala o início crise do sistema social, cultural e industrial que havia originado o cinema clássico, o maneirismo de Hollywood nasceu de uma consciência do cinema em relação ao seu passado. Obrigado a concorrer com a chamada “modernidade” cinematográfica europeia e com a ficção televisiva (que se apropriara do modelo clássico), o cinema de Hollywood explorou novos temas e géneros cinematográficos e investiu na exibição da técnica e do aparato tecnológico, forçando os limites do paradigma clássico, através de uma retórica de efeitos maneiristas que, não implicando um corte radical com o classicismo, representou uma clara tentativa de renovação formal, levada a cabo por cineastas como Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen e Jerry Lewis. A coexistência de varias correntes estéticas no cinema do pós-guerra (1945-1968), período em que, a par das últimas grandes obras clássicas, o maneirismo enquanto manifestação estética emergiu como modelo dominante, permite-nos concluir que o chamado cinema “clássico” (do estúdios de Hollywood) incluiu também, desde cedo, um cinema maneirista.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.identifier.tid101289596
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6732
dc.language.isoporpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectPeríodo clássicopor
dc.subjectHollywoodpor
dc.subjectManeirismopor
dc.subjectEstúdios de produçãopor
dc.title1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de Hollywoodpor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCarrega
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id1C18-48AC-ECE7
person.identifier.orcid0000-0002-0797-8891
person.identifier.ridO-5622-2014
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication99e594f2-76c1-4e35-b9e5-44beaaa99cc2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery99e594f2-76c1-4e35-b9e5-44beaaa99cc2
thesis.degree.disciplineComunicação, Cultura e Artespor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Comunicação, Cultura e Artespor

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