Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Representações dos professores sobre o director de escola: influência das lideranças no desempenho docente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tomo Final Tese.pdf1.4 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com a realização da presente dissertação de mestrado pretendemos conhecer, com alguma profundidade, quais as representações dos professores sobre o Director de Escola e a influência que as lideranças exercem no desempenho docente. Para tal, baseámo-nos em pressupostos teóricos sobre as temáticas que elegemos de interesse para o nosso estudo. Analisámos as representações sociais, particularmente as que se interligam com o contexto escolar e com os professores, abordámos a escola como organização em mudança, privilegiando a análise dos modelos de Autonomia, Gestão e Administração das escolas das últimas décadas até à actualidade. Procurámos também dar relevo às questões da liderança sob diferentes teorias, dos papéis, funções e perfis dos gestores escolares, particularmente em termos da influência que exercem no desempenho dos seus pares. Através do olhar e perspectiva dos professores, desenvolvemos o nosso estudo empírico de natureza qualitativa, com o objectivo de analisar a importância do cargo de Director de Escola e a influência que a relação que se estabelece entre Docentes/Director tem no desempenho profissional dos mesmos. Em síntese, os resultados apurados no estudo indicam-nos que os professores atribuem grande importância ao cargo do Director de Escola, à qualidade da sua liderança, sendo que a maioria reconhece que a actuação do Director exerce uma influência directa no seu desempenho profissional.

Description

Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010

Keywords

Representações dos professores Director de escola Líder Relação docentes/director Influência das lideranças Desempenho docente

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License