Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.4 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a realização da presente dissertação de mestrado pretendemos conhecer, com alguma profundidade, quais as representações dos professores sobre o Director de Escola e a influência que as lideranças exercem no desempenho docente.
Para tal, baseámo-nos em pressupostos teóricos sobre as temáticas que elegemos de interesse para o nosso estudo. Analisámos as representações sociais, particularmente as que se interligam com o contexto escolar e com os professores, abordámos a escola como organização em mudança, privilegiando a análise dos modelos de Autonomia, Gestão e Administração das escolas das últimas décadas até à actualidade. Procurámos também dar relevo às questões da liderança sob diferentes teorias, dos papéis, funções e perfis dos gestores escolares, particularmente em termos da influência que exercem no desempenho dos seus pares.
Através do olhar e perspectiva dos professores, desenvolvemos o nosso estudo empírico de natureza qualitativa, com o objectivo de analisar a importância do cargo de Director de Escola e a influência que a relação que se estabelece entre Docentes/Director tem no desempenho profissional dos mesmos.
Em síntese, os resultados apurados no estudo indicam-nos que os professores atribuem grande importância ao cargo do Director de Escola, à qualidade da sua liderança, sendo que a maioria reconhece que a actuação do Director exerce uma influência directa no seu desempenho profissional.
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Representações dos professores Director de escola Líder Relação docentes/director Influência das lideranças Desempenho docente