Publication
Representações dos professores sobre o director de escola: influência das lideranças no desempenho docente
dc.contributor.advisor | Carreira, Teresa Pires | |
dc.contributor.author | Martins, Luísa do Carmo Coelho | |
dc.date.accessioned | 2012-07-23T17:16:01Z | |
dc.date.available | 2012-07-23T17:16:01Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 | por |
dc.description.abstract | Com a realização da presente dissertação de mestrado pretendemos conhecer, com alguma profundidade, quais as representações dos professores sobre o Director de Escola e a influência que as lideranças exercem no desempenho docente. Para tal, baseámo-nos em pressupostos teóricos sobre as temáticas que elegemos de interesse para o nosso estudo. Analisámos as representações sociais, particularmente as que se interligam com o contexto escolar e com os professores, abordámos a escola como organização em mudança, privilegiando a análise dos modelos de Autonomia, Gestão e Administração das escolas das últimas décadas até à actualidade. Procurámos também dar relevo às questões da liderança sob diferentes teorias, dos papéis, funções e perfis dos gestores escolares, particularmente em termos da influência que exercem no desempenho dos seus pares. Através do olhar e perspectiva dos professores, desenvolvemos o nosso estudo empírico de natureza qualitativa, com o objectivo de analisar a importância do cargo de Director de Escola e a influência que a relação que se estabelece entre Docentes/Director tem no desempenho profissional dos mesmos. Em síntese, os resultados apurados no estudo indicam-nos que os professores atribuem grande importância ao cargo do Director de Escola, à qualidade da sua liderança, sendo que a maioria reconhece que a actuação do Director exerce uma influência directa no seu desempenho profissional. | por |
dc.identifier.other | 371.1 MAR*Rep Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1516 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Representações dos professores | por |
dc.subject | Director de escola | por |
dc.subject | Líder | por |
dc.subject | Relação docentes/director | por |
dc.subject | Influência das lideranças | por |
dc.subject | Desempenho docente | por |
dc.title | Representações dos professores sobre o director de escola: influência das lideranças no desempenho docente | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação. Gestão e Administração Educacional | por |