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Abstract(s)
Este estudo insere-se no âmbito da Psicologia da Educação explorando globalmente
aspectos do desenvolvimento dos processos de aprendizagem no adulto como
profissional de enfermagem e como sujeito activo no que se refere à sua capacidade de
auto-dirigir as suas aprendizagens de forma continuada.
Os enfermeiros continuam muito preocupados com a formação profissional contínua
sendo que os resultados obtidos têm colocado muitas dúvidas as estes profissionais
relativamente à eficácia da formação e à forma como se realizam as aprendizagens ao
longo da carreira profissional. É preciso compreender as alternativas de aprendizagem
nos adultos. Surge então o constructo de aprendizagem auto-dirigida como alternativa
aos processos de aprendizagem metodológicamente escolarizados.
Discute-se neste estudo a dimensão psicosociológica e metodológica dos conceitos de
Auto-formação e de Aprendizagem Auto-dirigida de forma conciliadora, procurando
explicitar as pontes de ligação dos dois.
É um estudo qualitativo, exploratório que se baseia na preocupação de compreender os
processos de aprendizagem auto-dirigidos dos profissionais de enfermagem de Saúde
Mental e Psiquiatria. Baseia-se na procura através de questionário e de entrevista da
maior ou menor consciência, logo maior ou menor facilidade de verbalizar os processos
de aprendizagem auto-dirigidos.
As conclusões apresentam-se na especificidade de cada dimensão analisada mas
globalmente são os participantes que maior valor atribuem às aprendizagens autodirigidas
que maior compreensão expressão dos processos que desenvolvem para se
auto-formarem.
Description
Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2002
Keywords
Enfermagem Enfermeiros de saúde mental Autodidáctica Aprendizagem