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Abstract(s)
O desempenho individual dos professores está dependente da cultura escolar de cada instituição de ensino. Paralelamente, esses desempenhos encontram-se ligados ao clima de trabalho e à relação com os colegas; ao tipo de comunicação e à utilização das TIC em situação de trabalho pelos docentes do ensino básico; às motivações, valores pessoais e profissionais que os ori3entam para o trabalho colaborativo; e aos factores pessoais e profissionais. Como questão que norteou o nosso estudo: Em que medida a cultura organizacional da escola influencia a capacidade para o desenvolvimento do trabalho em equipa e qual o seu impacto nas relações interpessoais entre professores do ensino básico? Foi objectivo deste trabalho medir os comportamentos, atitudes, interacções e comunicações de docenteds do ensino básico em situação de trabalho, além de identificar factores que explicassem a fluidez dos canais de comunicação na partilha de informações/comunicações e métodos de trabalho entre os docentes. Para o efeito, seleccionámos dois agrupamentos de escolas dos três ciclos de ensino básico na região Algarvia resultante de uma amostragem por conveniência. Os resultados sugerem a existência de profissionais com diferentes representações sobre a cultura escolar e o trabalho colaborativo, mas permaneceram dúvidas sobre os factores de realização pessoal e profissional dos participantes neste estudo.
Description
Dissertação de mestrado, Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2010
Keywords
Trabalho colaborativo Cultura escolar Comunicação Interacções
