Repository logo
 
Publication

Intervenção nos espaços

dc.contributor.advisorLopes, António
dc.contributor.authorAbalada, Luísa Fernanda Moura
dc.date.accessioned2014-01-09T12:09:00Z
dc.date.available2014-01-09T12:09:00Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011por
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico e expõe os desafios do processo de trabalho docente em estágio assim como a reflexão acerca dos mesmos. A P.E.S. foi realizada com uma turma de 6.º ano, na E.B. 2,3 Dr. Joaquim Magalhães em Faro. Está organizado em cinco pontos principais. Os primeiros três são, a caracterização do ambiente externo, a caracterização do ambiente interno e ainda a relação entre o percurso formativo, prática de ensino supervisionada e a futura profissão a desempenhar como docente. O quarto ponto reflete as experiências relativas à fase inicial da Prática de Ensino Supervisionada e que antecedem o projeto por mim proposto. O quinto ponto versa o projeto Intervenção nos Espaços, desenvolvido no sentido de dar a conhecer aos alunos a intervenção artística urbana contribuindo para o desenvolvimento da literacia artística. No decurso deste projeto os alunos realizaram trabalhos de intervenção nos espaços escolares, tendo neste processo sido recolhidos dados através de questionários aplicados aos alunos e aos professores da turma responsáveis pela disciplina de E.V.T. com o objetivo de determinar as suas perceções acerca do projeto e do seu contributo no o processo de ensino aprendizagem. A análise dos dados revelam que o projeto proporcionou aos alunos o conhecimento de novas linguagens artísticas, fomentou a sensibilidade estética e artística em relação à qualidade dos espaços, estimulou a capacidade de intervenção nos espaços e consequente apropriação dos mesmos, desenvolveu a capacidade de estabelecer várias relações entre os conteúdos disciplinares e ainda a capacidade de concretização de ideias.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3320
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.titleIntervenção nos espaçospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de PES.pdf
Size:
3.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: