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Intervenção nos espaços
dc.contributor.advisor | Lopes, António | |
dc.contributor.author | Abalada, Luísa Fernanda Moura | |
dc.date.accessioned | 2014-01-09T12:09:00Z | |
dc.date.available | 2014-01-09T12:09:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011 | por |
dc.description.abstract | Este relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico e expõe os desafios do processo de trabalho docente em estágio assim como a reflexão acerca dos mesmos. A P.E.S. foi realizada com uma turma de 6.º ano, na E.B. 2,3 Dr. Joaquim Magalhães em Faro. Está organizado em cinco pontos principais. Os primeiros três são, a caracterização do ambiente externo, a caracterização do ambiente interno e ainda a relação entre o percurso formativo, prática de ensino supervisionada e a futura profissão a desempenhar como docente. O quarto ponto reflete as experiências relativas à fase inicial da Prática de Ensino Supervisionada e que antecedem o projeto por mim proposto. O quinto ponto versa o projeto Intervenção nos Espaços, desenvolvido no sentido de dar a conhecer aos alunos a intervenção artística urbana contribuindo para o desenvolvimento da literacia artística. No decurso deste projeto os alunos realizaram trabalhos de intervenção nos espaços escolares, tendo neste processo sido recolhidos dados através de questionários aplicados aos alunos e aos professores da turma responsáveis pela disciplina de E.V.T. com o objetivo de determinar as suas perceções acerca do projeto e do seu contributo no o processo de ensino aprendizagem. A análise dos dados revelam que o projeto proporcionou aos alunos o conhecimento de novas linguagens artísticas, fomentou a sensibilidade estética e artística em relação à qualidade dos espaços, estimulou a capacidade de intervenção nos espaços e consequente apropriação dos mesmos, desenvolveu a capacidade de estabelecer várias relações entre os conteúdos disciplinares e ainda a capacidade de concretização de ideias. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3320 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.title | Intervenção nos espaços | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | por |